Com 612 cv de potência, o Mercedes-AMG E63 S 4Matic+ revela um poder de cortar a respiração, mas não só pelo motor. Todo o conjunto vibra e fervilha de adrenalina. E também impõe respeito, em especial para quem tem no circuito que foi ‘estrela’ no programa ‘The Grand Tour’, de Jeremy Clarkson e companhia, o seu primeiro contacto com o novo E63 S.
Na descida para a primeira curva do circuito, há um momento definidor, à medida que o pedal do travão é pressionado com força – a traseira sente-se leve, ‘dança’ ligeiramente e tudo acontece como se houvesse uma ação quase sobrenatural que consegue ‘colar’ aquela máquina alemã ao asfalto. O Classe E mais potente de sempre sente-se composto e controlado enquanto se dirige rumo ao ponto de corda da primeira curva, deixando-a para trás com facilidade desconcertante, logo rumo à segunda, uma direita aberta que se encadeia com a curva 3, outra direita, mas em gancho. Lá à frente, o Mercedes-AMG GT S que serve de safety car e de guia para as trajetórias impõe o ritmo – elevado – com Bernd Schneider ao volante. Para fins meramente informativos, trata-se de um dos maiores pilotos de sempre do Campeonato Alemão de Turismos, vulgo DTM, agora dedicado, em grande parte, a fazer estas ações de condução com a Mercedes-Benz e AMG. Volte-se à condução ‘desmesurada’ em pista.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 3,4 segundos e a velocidade máxima está limitada aos 250 km/h (ampliada para os 300 km/h caso se adquira o pack Driver AMG).
Regresso à infância
No fundo, a experiência de condução deste novo AMG é mesmo marcada pela facilidade em chegar perto dos limites, levando-nos a soltar embaraçantes risadas infantis após cada deriva de traseira que conseguimos ‘agarrar’. Mas, vamos sozinhos no carro e ninguém precisa de saber disso… Da mesma forma que ao darmos ordem de ignição – com o motor a despertar como um trovão – surge, também, uma estranha sensação de respeito, como que um general a gritar a sua ordem para o mero recruta, intimando-o a não o irritar.Com base no Classe E, o E63 S 4Matic+ é uma berlina com um equilíbrio assinalável, em que a distribuição de pesos surge aprimorada (mesmo que se note alguma inércia causada pelo peso em curvas mais lentas e em apoio), com a compostura do chassis a marcar pontos: a direção é direta e informativa e o volante, com revestimento em Alcantara, tem pega irrepreensível. De resto, o interior é em grande parte o mesmo do Classe E que lhe serve de base. Ou seja, qualidade assegurada, com alguns retoques de desportividade em elementos como o volante, consola central (com carbono) ou nos envolventes bancos com regulação elétrica. Pequenos luxos que não podem ser colocados de parte e, outros, não tão relevantes, como a iluminação interior em 64 cores…
A configuração de duplo ecrã (12.3” cada) para o painel de instrumentos volta a marcar presença, com diferentes possibilidades de visualização de informação por parte do condutor, sendo um opcional de relevo (com modo desportivo específico desta versão). No túnel central, surgem, também os botões que despertam a natureza AMG (o modo ‘Race’ é o mais exigente), dentre eles um botão que torna a sonoridade dos escapes ainda mais grave. Porque em estradas de montanha há que tornar a presença do E63 audível à distância. Nota, ainda, para a presença do Dynamic Select, com modos distintos de atuação, cada qual com influência em diversos parâmetros do veículo: ‘Comfort’, ‘Sport’, ‘Sport Plus’, ‘Individual’ e, cereja no topo do bolo, o modo ‘Race’, utilizável para pista e que oferece, até, um modo drift (apenas com caixa em modo manual/sequencial).
Tecnologia ao nosso serviço
Jan Byrla, principal responsável pelo desenvolvimento do novo E63, sorri quando trocamos impressões de condução relativas ao novo desportivo da marca alemã, percebendo-se que é adepto do lado tradicional da condução e da diversão ao volante – chama-lhe um dos “pilares” da marca. A certa altura, pergunta o que mudaríamos naquela que é a sua criação. Uma pergunta com ‘rasteira’, mas que, em boa verdade, é de difícil resposta, uma vez que tem um lado desportivo bem trabalhado em consonância com o mesmo lado tecnológico e eficiente do Classe E comum. Só que eficiência aqui não é só de poupança, mas também de prestações.
A caixa de velocidades SpeedShift MCT de nove velocidades é igualmente competente e interpreta bem cada momento da condução, mesmo que a passagem de relações feita por modo sequencial (botão ‘M’ na consola central e patilhas atrás do volante) tenha outro encanto.
No momento de reduzir drasticamente a velocidade, o sistema de travagem (390 x 36 mm à frente e 360 x 24 mm atrás), demonstra tenacidade e capacidade para manter a situação sob controlo, mesmo que seja preferível optar pelos discos de composição carbo-cerâmica ( 402 x 39 mm à frente e 360 x 32 mm atrás), um opcional que, num modelo deste gabarito, é muito apropriado e mais resistente à fadiga.
Desportivo, mas também familiar
Ao fim e ao cabo, são 612 cv de potência e 850 Nm de binário, cifras que fazem deste Classe E um exemplar de respeito cuja condução máxima poderá não ser totalmente aproveitada no dia-a-dia, mas que não se descarta a emoções fortes em percursos sinuosos do quotidiano, com uma noção de segurança e de equilíbrio que lhe é intrínseca.
O preço a pagar por este conjunto absolutamente frenético é de 148.000 euros, o equivalente a um superdesportivo, o que até se adequa a este modelo de poderio indisfarçável.
Características | Mercedes-AMG E63 S 4Matic+ |
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Motor | 8 cil. em V, bi-turbo, injeção direta, desativação de cilindros |
Cilindrada | 3.982 cc |
Potência | 612 CV/5.750–6.500 rpm |
Binário | 850 Nm/2.500–4.500 rpm |
Transmissão | Caixa automática Speedshift MCT de 9 velocidades, tração integral 4Matic+ com vetorização de binário |
Vel. máxima | 250 km/h (limitada) |
0-100 KM/H | 3,4 seg |
Consumo | 8,8 l/100 km |
Emissões CO2 | 199 g/km |
Comp/larg/alt. | 4.993/1.9907/1.460 |
Peso | 1.880 kg |
Mala | 540 litros |
Depósito | 66 litros |
Suspensão dianteira/traseira | Desportiva pneumática com câmaras de ar/desportiva pneumática com câmaras de ar (ambas ajustáveis) |
Pneus série | Frente: 265/35 R20; Atrás: 295/30 R20 |
Travões dianteiros/traseiros | Discos ventilados perfurados/discos ventilados perfurados |
Preço (ensaiado) | 148.000€ |
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