Esteticamente é muito apelativo, com uma frente agressiva, a lateral onde os vidros escurecidos lhe dão um ar de quase coupé e uma traseira onde pontificam os farolins divididos em barras verticais, de muito belo efeito. Mesmo a cor da unidade que conduzimos, denominada Castanho Metallic Copper, lhe assenta bem. É um SUV que se distingue no meio do trânsito e que faz virar cabeças à sua passagem.
Se o exterior agrada, o interior surpreende. A Peugeot estreia no 3008 o que denomina de i-Cockpit. Um regalo para os olhos, ergonomicamente bem conseguido, cria um casulo à volta do condutor onde é impossível não nos sentirmos bem.
Sentados em bancos extremamente confortáveis, salta logo à vista o novo volante. Continua a ser de dimensões diminutas e de boa pega, mas agora surge recortado em cima e em baixo, quase como os antigos volantes dos Fórmula 1. É visualmente apelativamente, mas não gostamos muito, apesar de cumprir com aquilo para que foi destinado, ou seja, já não tapa metade dos mostradores, como os volantes anteriores.
Após digerirmos este “pormenor”, é altura de deleitarmos a vista com um tablier depurado, com alguns (poucos) comandos a serem acionados como se fossem teclas de comando. São bonito e muito práticos.
Para o sentimento de bem-estar a bordo também contribui, e muito, a faixa de tecido cinzento que corre ao longo do tablier, os materiais suaves ao toque e o teto panorâmico.Já gostamos menos da visão para trás, dificultada pelo estreito vidro. Mas não coloca dificuldades no momento de estacionar, pois o 3008 dispõe de uma câmara traseira e de sensores, que nos permitem encaixá-lo ao centímetro.
O monitor touch está colocado em posição alta e ao centro do tablier, integrando-se perfeitamente no conjunto e, como é evidente, a alavanca que comanda a caixa de velocidade automática só poderia mesmo ser diferente, parecendo a manche de um avião. O funcionamento apreende-se rapidamente. Uma tecla do lado esquerdo permite passar do P (Parking), para as posições seguintes, enquanto outra, na base da alavanca, serve para passar de caixa manualmente, utilizando as patilhas no volante.
O interior dispõe de muitos espaços de arrumação e a mala disponibiliza 520 litros de capacidade.
Muito equipamento
Mas dispomos dos sistemas de alerta de transposição de faixa , deteção de fadiga ou de reconhecimento de sinais, entre outros. Na área do conforto o 3008 Allure oferece a climatização bizona, luzes interiores, vidros escurecidos atrás ou regulação lombar para o condutor (com manípulo de difícil acesso). Tem um ecrã touch de 8”, MP3 com Bluetooth e entradas USB e GPS (assinale-se que, quando o combustível entra na reserva o GPS mostra automaticamente os postos de abastecimento mais perto).
Bom comportamento
Ao ralenti este motor 1.6 Blue HDi é extremamente silencioso e em andamento apenas se ouvem alguns (poucos) ruídos aerodinâmicos o que, a juntar ao conforto proporcionado pelo acerto das suspensões, permite fazer longas viagens sem fadiga.
Em termos de comportamento, mesmo em estradas mais retorcidas, o chassis chega e sobra para os 120 cv e os 300 Nm de binário, responsáveis por puxar 1.315 quilos E é muito difícil fazer este 3008 perder a compostura.
Os preços do novo 3008 começam nos 30 650 euros (versão Active 1.2 PureTech, de 130 cv a gasolina) e culminam nos 44 250 euros do GT 2.0 Blue Hdi, de 180 cv.
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