As alterações são de pormenor, pois em equipa que ganha, não se mexe…
Por Bernardo Gonzalez, em Barcelona
O Leon tem sido uma das maiores forças de venda da marca espanhola, algo reforçado nesta terceira geração, com números que chegam a incomodar os do seu irmão mais pequeno, o Ibiza. Um dos segredos deste sucesso é a variedade, tanto de carroçarias – SC (3 portas), ST (carrinha) e berlina (5 portas) – como de motores, com leque variado de cubicagens e potências. Basicamente, o Leon consegue satisfazer as necessidades dos clientes, sejam elas mais familiares ou mais desportivas.
Não querendo alterar nada na essência deste modelo, a SEAT revitalizou-o focando em duas áreas consideradas essenciais: o design e a tecnologia.
Começando pelo exterior, conta agora com para-choques redesenhados e uma grelha dianteira alargada em 40 mm, de forma a reforçar a presença e um look mais desportivo. Mas mais importante do que isso é a introdução de novos faróis ‘full LED’, disponíveis nas versões mais equipadas. Dão um contributo importante em termos de segurança, pelo foco mais extenso e luz mais intensa, além de integrarem os ‘piscas’ com as luzes de circulação diurna. Também os faróis de nevoeiro passam a recorrer à tecnologia LED. Esta tendência estende-se à traseira, que embora mantenha o mesmo desenho da ótica, tem iluminação ampliada pela presença de LED.
Ainda no campo da estética, o Leon passa a estar equipado com jantes de desenho renovado para toda a gama, e à paleta de cores foram adicionados o vermelho Desire, azul Mystery e o roxo Boheme.Também no interior há novidades em termos estéticos, mas neste caso muitas das novas soluções acabam por ditadas pela introdução de novas tecnologias. É o caso da consola central, agora ligeiramente mais elevada e com novo estofo, que além de ajudar o condutor sentir-se mais ‘integrado’ no carro, passa a albergar o comando o travão de estacionamento elétrico – de série em todas versões a partir do Reference.
Outra pequena alteração diz respeito à iluminação do habitáculo por LED, que pode ser ajustada a gosto, num leque de oito tonalidades.
Muitos dos materiais foram alterados, para reforçar a perceção de qualidade e dar um aspeto refrescado ao habitáculo, combinando bem com a faceta mais hi-tech deste novo Leon.
Mais tecnológico, mais funcional
Adotando muita da tecnologia do Ateca, o novo Leon passa a incluir as mais recentes gerações dos sistemas de infotenimento SEAT Full Link e SEAT ConnectApp, e ainda duas portas USB para ligações a dispositivos compatíveis com MirrorLink ou de música. Além do MirrorLink, o Full Link também é compatível com as funções de Apple CarPlay e Android Auto.
Em matéria de segurança e sistemas de assistência à condução, o Leon está agora mais completo. A nova geração de câmaras e radares está integrada com diversos sistemas, de forma a oferecer diversas funções, como manter a distância do carro da frente, manter o carro dentro da faixa de rodagem, antecipar situações de perigo em cidade com outros veículos e sobretudo peões ou travagem automática em cidade. Nas versões equipadas com caixa DSG, passa a estar disponível o Sistema de Assistência em Trânsito, para uma condução ainda mais confortável (e quase autónoma) em condições de pára-arranca. Também o Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito é agora capaz de identificar, com maior precisão, um número mais elevado de sinais.
No capítulo dos motores que estarão disponíveis em Portugal, há duas novidades. O primeiro diz respeito ao 1.6 TDI, cuja potência passa a ser de 115 CV, juntando-se aos já conhecidos 2.0 TDI de 150 e 184 CV. Na oferta a gasolina, além do 1.4 TSI (150 CV) com sistema ACT, o destaque vai para o novo 1.0 TSI de 115 CV, o que torna o Leon ainda mais acessível sem perder qualidades dinâmicas.
Os níveis de equipamento do novo Leon são o Reference, Style e o mais desportivo FR. A novidade neste campo é a presença de uma nova versão chamada XCELLENCE, que se destaca por incluir elementos de design exclusivos e um leque de equipamento mais virado para a tecnologia e conforto.
Preços da gama
5 portas
1.0 TSI 115 Reference €23.434
1.4 TSI 150 XCELLENCE €28.375
1.6 TDI 115 Style €28.109
2.0 TDI 150 XCELLENCE €35.169
2.0 TDI 184 FR €36.250
SC
1.0 TSI 115 Reference €23.084
1.4 TSI 150 FR €28.025
1.6 TDI 115 Style €27.759
2.0 TDI 150 FR€34.819
2.0 TDI 184 FR €35.900
1.0 TSI 115 Reference €24.584
1.4 TSI 150 XCELLENCE €29.570
1.6 TDI 115 Style €29.259
2.0 TDI 150 XCELLENCE €36.319
2.0 TDI 184 FR €37.400
X-PERIENCE
1.6 TDI 115 €31.733
2.0 TDI 150 4DRIVE €39.266
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.