Pois bem, Kodiaq é uma homenagem feita pela Skoda à ilha de Kodiak, no Alasca, sendo esse o habitat natural do urso castanho, comummente apelidado de ‘urso de Kodiak’. Explicada que está a razão para a presença do simpático urso castanho que pode ver na imagem, passe-se para aquilo que este modelo de grande porte representa para a marca checa, sendo a sua entrada no segmento dos SUV com um carro 100% dedicado (o Yeti ficava a meio termo), a que se seguirá o Karoq, também ele numa alusão à ilha de Kodiak e que se colocará num patamar mais atrativo para os compradores portugueses sedentos de modelos de estilo crossover.
Para sete, mas com calma
O interior deste Skoda Kodiaq é um exemplo dos padrões de qualidade e robustez que as marcas integradas no Grupo Volkswagen hoje apresentam, com grande atenção ao detalhe e cuidado na construção, mesmo que também se possa dizer que seja algo sóbrio. Posição de condução elevada, o que se pretende neste tipo de veículos, comandos fáceis de aceder e intuitivos e um ecrã central tátil que serve de painel de controlo a todos os sistemas do veículo, desde o multimédia ao de navegação, passando ainda pela configuração doutros parâmetros.
O Skoda tem ainda vários pequenos espaços de arrumação no habitáculo (e soluções inteligentes que são capazes de surpreender, como os guarda-chuvas ‘escondidos’ nas portas), que são muito bem-vindos para largas famílias, e uma habitabilidade que surge em linha com aquilo que se poderia esperar de um modelo com praticamente 4,7 metros de comprimento e 2,791 mm de largura entre eixos. Este último valor é importante na medida em que permite à Skoda apresentar uma configuração de sete lugares, com três filas de bancos em que a segunda tem uma regulação longitudinal de até 18 cm (deslocando-se para a frente para permitir o acesso e comodidade da terceira e última fila de dois bancos, que se pode esconder sob o piso da mala). O mínimo que se pode considerar é que este Kodiaq tem uma habitabilidade muito bem conseguida, não oferecendo quaisquer problemas a adultos, mesmo os mais altos, dado que o espaço para as pernas, altura e até a largura é muito positivo.
Por outro lado, os dois últimos bancos têm uma apreciação que se pode considerar ‘mista’: por um lado, aplaude-se a versatilidade acrescida proporcionada por mais dois lugares, mas, por outro, os mesmos revelam-se acanhados para adultos (mesmo com a movimentação dos bancos da segunda fila para a frente) e o acesso aos mesmos não é fácil. Fácil de aplaudir é a capacidade da mala, que oscila entre os 720 litros (com a segunda fila mais avançada), 560 litros (com a segunda fila mais recuada) e os 270 litros (na configuração de sete lugares). Caso se queira levar uma mobília ou… um urso, há sempre a hipótese de rebater as duas últimas filas de bancos, de forma prática e simples, obtendo-se um valor de 2.065 litros.Ainda quanto a soluções de funcionalidade deste Kodiaq, há que mencionar a porta da mala de acionamento elétrico (opcional por 415€) e os protetores das portas, pequenas borrachas que protegem os rebordos das portas e impedem que batam nas portas dos outros carros ou em paredes. Não é uma solução inovadora, mas ainda não são muitas as marcas que apostam nisto. O que é uma pena.
Segurança dinâmica
O novo Kodiaq (aqui em variante de tração dianteira) é uma boa surpresa ao volante. Não falamos aqui de um Alfa Romeo Stelvio, mas este SUV exibe uma muito digna combinação entre conforto e capacidade de passagem em curva com segurança, mesmo que a maior altura da carroçaria seja facilmente percetível. Mas é um modelo que se conduz bem e que agrada na grande maioria das situações, primando pela estabilidade e isolando bem os ocupantes das irregularidades no asfalto, tanto mais que o acerto das suspensões está muito bem conseguido para ambos os casos. A direção também ajuda à boa sensação no dinamismo.
Em termos de segurança, vale a pena notar que o Kodiaq recebeu 5 estrelas da Euro NCAP nos testes de colisão, atestando assim a sua robustez em caso de infortúnio.
Quanto ao motor, a Skoda opta para já pelo ataque ao mercado nacional com um bem conhecido 2.0 TDI de 150 CV e 340 Nm, em associação a uma caixa automática de dupla embraiagem (DSG) de 7 velocidades. O resultado desta combinação é de enorme eficácia, com respostas prontas, mas suaves, com a caixa a ‘julgar’ sempre a melhor relação para tirar o melhor partido possível do binário em cada momento.
Tal como tantos outros no seu segmento, a sua faceta off-road será mais confinada a estradões de terra batida e de gravilha, até porque a tração dianteira poderá não ser a mais adequada. Mas a boa altura ao solo e o look robusto poderão ajudar a entrar noutras aventuras, desde que não se tente exagerar nalguns dos terrenos que poderão ser mais aptos para um TT de vocação mais arrojada.
Na versão ensaiada, a Style, o Kodiaq chega com lista muito completa de equipamento de série, na qual se incluem sensores de chuva e de luminosidade, ar condicionado bi-zona, airbag para o joelho do condutor, Cruise control e sistema multimédia com acesso à Internet e navegação, entre outros, mas ainda assim, face ao valor proposto – 42.719€ -, peca por votar alguns opcionais relevantes para o lote de opcionais, como é o caso do Assistente de Manutenção na Faixa e do Alerta de Veículos no Ângulo Morto a par de câmara multifunções (920€) e o portão elétrico da mala. A pintura metalizada tem um custo de 490€. Nas portagens, conte com Classe 2 no caso de não ter Via Verde, com esta poderá beneficiar de regime Classe 1.
Com o seu primeiro SUV, a Skoda ingressa no segmento da moda, pegando em muitos dos atributos que já são conhecidos doutros modelos da marca e do Grupo Volkswagen e concebendo um automóvel que cumpre plenamente em todas as suas premissas, com a mais-valia adicional de oferecer versatilidade superior no habitáculo (com algumas condicionantes…), robustez característica da marca checa e motor eficiente na grande maioria das situações. Em conclusão, a Skoda tem aqui um modelo que se revela repleto de virtudes e que, se o seu posicionamento não fará dele o mais procurado no seio da marca checa, merece ser olhado como uma proposta séria na sua classe. Até porque o urso de kodiaq, que andou sempre a seguir-nos, também o aprovou.
Características | Skoda Kodiaq 2.0 TDI 150 CV DSG7 Style 4x2 |
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Motor | 4 cil. em linha, injeção direta, turbo+intercooler |
Cilindrada | 1.968 cc |
Potência | 150 CV/3.500-4.000 rpm |
Binário | 340 Nm/1.750-3.000 rpm |
Transmissão | Caixa automática de 7 velocidades, tração dianteira |
Vel. máxima | 198 km/h |
0-100 KM/H | 10,3 seg |
Consumo | 4,9 l/100 km |
Emissões CO2 | 131 g/km |
Comp/larg/alt. (mm) | 4.697/1.882/1.655 |
Distância entre eixos | 2.791 mm |
Peso | 1.710 kg |
Mala | 270 (7L) - 560 (5L)/720 (5L) - 2.065 litros (2L) |
Depósito | 60 litros |
Suspensão dianteira/traseira | Suspensão multibraços/multibraços; barras estabilizadoras à frente e atrás |
Travões dianteiros/traseiros | Discos ventilados/discos |
Pneus série (ensaiado) | 215/65 R17 (235/50 R19) |
Preço (ensaiado) | 42.719€ (46.684€) |
Principais opcionais | Pintura metalizada (490€); Kessy Full com alarme (235€); Tejadilho panorâmico (1.030€); 'Lane Assist' e 'Blind Spot Detect' e câmara multifunções (920€); Travel Assist : reconhecimento dos sinais de trânsito e câmara multifunções (65€); Area View + faróis traseiros LED High (395€); e Abertura elétrica da bagageira (415€). |
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