Skoda Kodiaq 2.0 TDI 150 DSG7: Com a aprovação do urso

23/09/2017

O porta-chaves do Skoda Kodiaq cedido pela marca checa à imprensa tem um urso agarrado e a razão, à primeira, não é fácil de descortinar. Mas é um urso que faz sentido. Para perceber melhor, é preciso recorrer à etimologia da denominação Kodiaq…

Pois bem, Kodiaq é uma homenagem feita pela Skoda à ilha de Kodiak, no Alasca, sendo esse o habitat natural do urso castanho, comummente apelidado de ‘urso de Kodiak’. Explicada que está a razão para a presença do simpático urso castanho que pode ver na imagem, passe-se para aquilo que este modelo de grande porte representa para a marca checa, sendo a sua entrada no segmento dos SUV com um carro 100% dedicado (o Yeti ficava a meio termo), a que se seguirá o Karoq, também ele numa alusão à ilha de Kodiak e que se colocará num patamar mais atrativo para os compradores portugueses sedentos de modelos de estilo crossover.

Lembra-se do ‘sketch’ dos Gato Fedorento sobre a casa com urso? Acredite ou não, este é um carro que tem urso… mesmo que em formato peluche. Ou na homenagem por intermédio do nome.

Para sete, mas com calma

O interior deste Skoda Kodiaq é um exemplo dos padrões de qualidade e robustez que as marcas integradas no Grupo Volkswagen hoje apresentam, com grande atenção ao detalhe e cuidado na construção, mesmo que também se possa dizer que seja algo sóbrio. Posição de condução elevada, o que se pretende neste tipo de veículos, comandos fáceis de aceder e intuitivos e um ecrã central tátil que serve de painel de controlo a todos os sistemas do veículo, desde o multimédia ao de navegação, passando ainda pela configuração doutros parâmetros.

O Skoda tem ainda vários pequenos espaços de arrumação no habitáculo (e soluções inteligentes que são capazes de surpreender, como os guarda-chuvas ‘escondidos’ nas portas), que são muito bem-vindos para largas famílias, e uma habitabilidade que surge em linha com aquilo que se poderia esperar de um modelo com praticamente 4,7 metros de comprimento e 2,791 mm de largura entre eixos. Este último valor é importante na medida em que permite à Skoda apresentar uma configuração de sete lugares, com três filas de bancos em que a segunda tem uma regulação longitudinal de até 18 cm (deslocando-se para a frente para permitir o acesso e comodidade da terceira e última fila de dois bancos, que se pode esconder sob o piso da mala). O mínimo que se pode considerar é que este Kodiaq tem uma habitabilidade muito bem conseguida, não oferecendo quaisquer problemas a adultos, mesmo os mais altos, dado que o espaço para as pernas, altura e até a largura é muito positivo.

Por outro lado, os dois últimos bancos têm uma apreciação que se pode considerar ‘mista’: por um lado, aplaude-se a versatilidade acrescida proporcionada por mais dois lugares, mas, por outro, os mesmos revelam-se acanhados para adultos (mesmo com a movimentação dos bancos da segunda fila para a frente) e o acesso aos mesmos não é fácil. Fácil de aplaudir é a capacidade da mala, que oscila entre os 720 litros (com a segunda fila mais avançada), 560 litros (com a segunda fila mais recuada) e os 270 litros (na configuração de sete lugares). Caso se queira levar uma mobília ou… um urso, há sempre a hipótese de rebater as duas últimas filas de bancos, de forma prática e simples, obtendo-se um valor de 2.065 litros.

Ainda quanto a soluções de funcionalidade deste Kodiaq, há que mencionar a porta da mala de acionamento elétrico (opcional por 415€) e os protetores das portas, pequenas borrachas que protegem os rebordos das portas e impedem que batam nas portas dos outros carros ou em paredes. Não é uma solução inovadora, mas ainda não são muitas as marcas que apostam nisto. O que é uma pena.

Segurança dinâmica

O novo Kodiaq (aqui em variante de tração dianteira) é uma boa surpresa ao volante. Não falamos aqui de um Alfa Romeo Stelvio, mas este SUV exibe uma muito digna combinação entre conforto e capacidade de passagem em curva com segurança, mesmo que a maior altura da carroçaria seja facilmente percetível. Mas é um modelo que se conduz bem e que agrada na grande maioria das situações, primando pela estabilidade e isolando bem os ocupantes das irregularidades no asfalto, tanto mais que o acerto das suspensões está muito bem conseguido para ambos os casos. A direção também ajuda à boa sensação no dinamismo.

Em termos de segurança, vale a pena notar que o Kodiaq recebeu 5 estrelas da Euro NCAP nos testes de colisão, atestando assim a sua robustez em caso de infortúnio.

Quanto ao motor, a Skoda opta para já pelo ataque ao mercado nacional com um bem conhecido 2.0 TDI de 150 CV e 340 Nm, em associação a uma caixa automática de dupla embraiagem (DSG) de 7 velocidades. O resultado desta combinação é de enorme eficácia, com respostas prontas, mas suaves, com a caixa a ‘julgar’ sempre a melhor relação para tirar o melhor partido possível do binário em cada momento.

A força revelada logo desde muito baixas rotações permite-lhe assim adotar ritmos fortes com uma entrega da potência feita de forma muito suave, escondendo muito bem quaisquer dificuldades que existam para movimentar os 1.710 kg de peso deste SUV. Mais carregado, sente-se, porém, um pouco mais de frequência da caixa de velocidades na decisão de reduzir uma relação de forma a manter a velocidade. Em suma, uma combinação de sucesso que a Skoda volta a empregar no Kodiaq, aqui para uma tónica mais familiar. Os consumos também não desapontam, uma vez que os 6,4 l/100 km se revelam adaptados para um modelo do género, não distando muito dos 4,9 l/100 km que a Skoda promete para esta versão 2.0 TDI 150 CV com tração dianteira.

 

Tal como tantos outros no seu segmento, a sua faceta off-road será mais confinada a estradões de terra batida e de gravilha, até porque a tração dianteira poderá não ser a mais adequada. Mas a boa altura ao solo e o look robusto poderão ajudar a entrar noutras aventuras, desde que não se tente exagerar nalguns dos terrenos que poderão ser mais aptos para um TT de vocação mais arrojada.

Na versão ensaiada, a Style, o Kodiaq chega com lista muito completa de equipamento de série, na qual se incluem sensores de chuva e de luminosidade, ar condicionado bi-zona, airbag para o joelho do condutor, Cruise control e sistema multimédia com acesso à Internet e navegação, entre outros, mas ainda assim, face ao valor proposto – 42.719€ -, peca por votar alguns opcionais relevantes para o lote de opcionais, como é o caso do Assistente de Manutenção na Faixa e do Alerta de Veículos no Ângulo Morto a par de câmara multifunções (920€) e o portão elétrico da mala. A pintura metalizada tem um custo de 490€. Nas portagens, conte com Classe 2 no caso de não ter Via Verde, com esta poderá beneficiar de regime Classe 1.

VEREDICTO

Com o seu primeiro SUV, a Skoda ingressa no segmento da moda, pegando em muitos dos atributos que já são conhecidos doutros modelos da marca e do Grupo Volkswagen e concebendo um automóvel que cumpre plenamente em todas as suas premissas, com a mais-valia adicional de oferecer versatilidade superior no habitáculo (com algumas condicionantes…), robustez característica da marca checa e motor eficiente na grande maioria das situações. Em conclusão, a Skoda tem aqui um modelo que se revela repleto de virtudes e que, se o seu posicionamento não fará dele o mais procurado no seio da marca checa, merece ser olhado como uma proposta séria na sua classe. Até porque o urso de kodiaq, que andou sempre a seguir-nos, também o aprovou.

CaracterísticasSkoda Kodiaq 2.0 TDI 150 CV DSG7 Style 4x2
Motor4 cil. em linha, injeção direta, turbo+intercooler
Cilindrada1.968 cc
Potência150 CV/3.500-4.000 rpm
Binário340 Nm/1.750-3.000 rpm
TransmissãoCaixa automática de 7 velocidades, tração dianteira
Vel. máxima198 km/h
0-100 KM/H10,3 seg
Consumo4,9 l/100 km
Emissões CO2131 g/km
Comp/larg/alt. (mm)4.697/1.882/1.655
Distância entre eixos2.791 mm
Peso1.710 kg
Mala270 (7L) - 560 (5L)/720 (5L) - 2.065 litros (2L)
Depósito60 litros
Suspensão dianteira/traseiraSuspensão multibraços/multibraços; barras estabilizadoras à frente e atrás
Travões dianteiros/traseirosDiscos ventilados/discos
Pneus série (ensaiado)215/65 R17 (235/50 R19)
Preço (ensaiado)42.719€ (46.684€)
Principais opcionaisPintura metalizada (490€); Kessy Full com alarme (235€); Tejadilho panorâmico (1.030€); 'Lane Assist' e 'Blind Spot Detect' e câmara multifunções (920€); Travel Assist : reconhecimento dos sinais de trânsito e câmara multifunções (65€); Area View + faróis traseiros LED High (395€); e Abertura elétrica da bagageira (415€).

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