Smart fortwo cabrio: Prazer máximo a preço mini

25/03/2017

Já todos percebemos que o tempo nos anda a trocar as voltas e nos brinda com temperaturas de verão em pleno inverno, para logo a seguir retomar o seu curso normal e nos por a bater o dente ou de guarda-chuva na mão.

Por isso, o Smart Fortwo Cabrio faz todo o sentido para quem gosta de andar com (alguns) cabelos ao vento, mas não dispensa o conforto de um carro fechado. Basta um raio de sol, apertar um botão e já temos um pequeno descapotável. O Motor24 experimentou a versão menos potente, com 71 cavalos e é precisamente o motor que acaba por ser a maior limitação deste smart.

Tivemos a sorte de o ensaiar em dias de sol e nada chega ao prazer de rolar sem capota, que é recolhida eletricamente. O smart oferece três tipos de configuração: capota colocada, aberta até aos pilares traseiros, recolhida até atrás (prejudicando ligeiramente a visibilidade traseira) e, nesta posição, ainda é possível retirar as duas barras laterais do tejadilho (podem ser guardadas num compartimento especifico na mala).

O interior é bastante espaçoso para dois passageiros e os materiais e o design utilizados no interior têm um aspeto “jovial”. Nada a apontar à posição de condução e à boa pega do volante, onde estão colocados poucos comandos, numa atitude que se saúda. De igual modo, o monitor touch da versão por nós ensaiada, a Passion, está colocado a uma altura ideal e não obriga a desviar os olhos da estrada.

Menos bem estão os comandos dos vidros elétricos, colocados demasiado atrás nos apoios de braço, a exigirem um período de habituação um pouco longo.

Com 71 CV, debitados por um motor tricilíndrico de 999 cc (que passa algumas vibrações para o habitáculo), colocado, como habitualmente, na traseira, e uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades, não se devem esperar emoções fortes deste pequeno smart (2.695 metros de comprimento), apesar do contido peso de 975 quilos. A velocidade máxima é de 151 km/h e os 100 km/h atingem-se após 15,5 segundos. Este não é um smart de “corrida” e deve ser apreciado em toadas mais calmas e sempre que possível com a capota para trás, até porque os excessos pagam-se, sempre, na bomba de gasolina.

Desfrutando deste cabrio de “bolso” como ele merece, pode contar-se com consumos em cidade de 6,5l/100 km, o mínimo que conseguimos atingir.

E é na cidade que este smart se sente bem. É verdadeiramente endiabrado no meio do trânsito e com uma brecagem inacreditável, pois o carro quase roda sobre si (chegam 6,95 metros entre paredes para inverter a marcha).

No empedrado de algumas ruas do Porto nota-se bem o trabalho efetuado na carroçaria, bem mais sólida que anteriormente e, pasme-se, este smart consegue ser confortável, isto é, não nos agita como se quisesse expulsar-nos o Diabo do corpo.

O cabrio está disponível com potências de 71 e 90 cavalos, aproveitáveis com uma caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades ou manual de cinco. Os preços começam nos 13 400 euros e vão até aos 16 710 (versão de 90 cavalos e caixa automática).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.