Para alguém que tenha crianças em idade escolar, a eventualidade de adquirir um automóvel coupé estará sempre associada à possibilidade de conseguir deixar os miúdos na escola antes de seguir para o escritório. Se forem apenas dois filhos o problema está resolvido, e o pretexto de levar também o cônjuge ao trabalho sempre serve para mais uns momentos ao volante.
O novo M440i está mais largo e mais comprido, o que significa que os ocupantes da fila de trás têm agora mais espaço disponível para as pernas. Já a altura fica comprometida pelo ângulo do pilar C, o que é normal tratando-se de um coupé. Até crescerem, os garotos vão sentir-se como reis lá atrás com o ar condicionado independente, tomadas USB-C para carregarem os seus gadgets e o conforto dos assentos que parecem poltronas. Para um desportivo até é discreto, chamando a atenção pela polémica grelha frontal com os dois “rins” sobredimensionados que serão motivo de conversa com os pais das outras crianças à porta da escola.
Para um desportivo até é discreto, chamando a atenção pela polémica grelha frontal
Há que sublinhar que o impacto é muito menor ao vivo do que nas fotografias, no entanto, reconhecemos que será sempre uma questão de gosto… e o gosto não se discute. Nós gostamos e a verdade é que não vimos tanta crítica quando outras marcas aumentaram também as suas grelhas, afinal na história da BMW já existiram “rins” bem grandes, como foi caso do 303 de 1933. Não sendo um verdadeiro M, as suas especificações são mais modestas e o responsável pela “animação” é o motor de 6 cilindros em linha, que ajudado por um turbo e por um sistema “mild-hybrid” de 48V chega a uns simpáticos 375 cv. Suficientes para este coupé atingir os 100 km/h em cerca de 4,5 segundos, mas uma pesquisa no Youtube mostra ser possível fazê-lo em menos tempo. Claro que tratando-se de um xDrive, as quatro rodas motrizes ajudam a atingir esta performance ao colocar a potência no chão de forma mais eficiente. No entanto, a tração é predominantemente orientada para o eixo traseiro, responsabilidade do diferencial eletrónico semi-blocante, que só quando as rodas giram mais do que devem envia tração para o eixo frontal. Sim, é possível ainda assim fazer a traseira escorregar intencionalmente, como pudemos verificar durante o nosso teste. O comportamento é neutro e previsível no interior da curva com a suspensão adaptativa a manter o carro o mais direito possível. A caixa automática de 8 velocidades garante que estamos sempre na mudança certa, transmitindo confiança suficiente para na saída sermos surpreendidos com a quantidade de aderência que a borracha dos Michelin Pilot Sport 4S consegue proporcionar. Por causa da chuva, a estrada não estava com as condições de aderência ideais, mas nunca nos sentimos em apuros graças à tração integral xDrive.
Na frente, o condutor tem o lugar de destaque, onde além de conduzir, pode controlar tudo o resto com o mínimo de distrações possível
Similar ao que encontramos na renovada série 3, o interior mantém a disposição e sobriedade que é familiar na marca, com materiais, acabamentos e montagem irrepreensíveis. Na frente, o condutor tem o lugar de destaque, onde além de conduzir, pode controlar tudo o resto com o mínimo de distrações possível. Todas as informações indispensáveis são projetadas pelo head-up display no para-brisas. O pack BMW Live Cockpit Professional integra ainda um quadrante de instrumentação digital com 12.3” que infelizmente não permite alterar a configuração e um ecrã de 10.25” no tablier que pode ser controlado gestualmente, com o comando rotativo ou por comandos de voz. O atualizado sistema operativo faz com que o software de navegação e de entretenimento corra expeditamente, mas quem se habitua a utilizar o Android Auto ou o Apple Car Play não quer outra coisa. A novidade é que neste M440i podemos utilizar a versão sem fios, já não é preciso ligar o smartphone com um cabo ao veículo. Novos são também os bancos desportivos, que permitem ser totalmente reguláveis para facilmente encontrar a posição de condução perfeita, proporcionando um nível de conforto incrível. Um coupé equipado com um motor turbo de 6 cilindros em linha nunca irá ganhar prémios por ter consumos baixos, a marca diz ser possível valores de 7,5-8,1 l/100 km por causa do sistema mild-hybrid. Nós não conseguimos melhor que 10 l/100 km, mas também andámos quase sempre no modo Sport. Há ainda os modos Sport Plus, com a nota de escape mais interessante (apesar de ser realçado através do sistema de som), e Sport Plus Individual onde é possível personalizar uma série de parâmetros. Apesar do cariz desportivo, o M440i tem tudo para devorar quilómetros em viagem com consumos moderados, desde que consiga fazê-lo nos modos Eco Pro ou Comfort. Afinal, às vezes também apetece conduzir só para apreciar a paisagem.
Apesar do cariz desportivo, o M440i tem tudo para devorar quilómetros em viagem
Ficha técnica
Motor: seis cilindros 3.0-litros turbo, 48-volt mild-hybrid
Potência: 375 cv (275kW) 5,500-6,500rpm
Torque: 500Nm @ 1,900-5,000rpm
Transmissão: caixa automática Septronic de oito velocidades com tração às quatro rodas
Peso: 1,740kg
0-100 km/h, 4.5 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Preço: a partir de 85.800 euros; unidade ensaiada: 107.544 euros