Volkswagen up! 1.0 TSI: O melhor da gama!

18/03/2017

Em tempos, os pequenos desportivos que povoavam o imaginário dos mais jovens tinham de ser compactos, leves, irrequietos e apresentar potências em volta dos 90 ou 100 CV. Foi assim que se espalhou a popularidade dos Peugeot 205 GTi, Volkswagen Golf GTI, Renault 5 GT Turbo e Citroën AX GTI. Lembra-se deles? É bem possível que sim.

O caso do Volkswagen up! equipado com motor 1.0 TSI de três cilindros de 90 CV é algo diferente, mas há aqui algum daquele velho espírito. Só que os tempos modernos fazem com que não seja um aspirante a desportivo, mas sim um citadino com versatilidade acrescida em termos de condução, não se limitando a ser um ‘ratinho’ de cidade.

Renovado em meados do ano passado, o up! surge com alguns retoques estéticos, sobretudo, ao nível de personalização e de tecnologia, sendo de destacar a adoção de uma terceira opção de motor para a gama deste citadino, agora com uma unidade sobrealimentada mais evoluída e extremamente interessante de conduzir (juntando-se aos modelos de 60 e de 75 CV).

Este up! com motor de 90 CV é realmente divertido de explorar, respondendo de forma rápida às solicitações do acelerador, mostrando grande ânimo a subir de velocidade e, até, em recuperações mostra grande fôlego. Tirando partido de uma caixa manual de cinco velocidades com escalonamento muito acertado e tato leve, o up! está tão bem dentro da cidade, como fora dela. E é aqui que o bloco de 90 CV exibe o seu maior potencial, na medida em que é muito eficaz a ganhar velocidade em via rápida ou em autoestrada, surpreendendo pela vivacidade em aceleração e nas recuperações.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em menos de dez segundos (9,9 segundos), o que mostra bem a forma como este up! está à vontade para se mover com rapidez fora dos ambientes urbanos. Claro que dentro dela, mantém o seu carácter simples e despreocupado, com arranques lestos e possibilidade de rodar em relações mais altas da caixa sem grande incómodo, uma vez que o binário de 160 Nm às 1.500 rpm permite-lhe ser, assim, poupadinho.

Até porque o consumo é uma vantagem real: anunciando 4,4 l/100 km de média, o up! sai do nosso ensaio (com 60% de trajeto citadino e os restantes 40% em nacionais e vias rápidas a velocidades estáveis e legais) com uns muito elogiáveis 5,0 l/100 km.

Ágil e divertido

O up! tem uma base particularmente boa, mostrando chassis muito bem nascido e competente para lidar com condução mais espevitada, mesmo que a sua tónica esteja colocada no conforto, com uma suspensão branda, mas que sustém bem o rolamento da carroçaria. A direção é leve e a estabilidade direcional é boa mesmo em velocidades de autoestrada. Por outro lado, pode-se também considerar que a direção assistida poderia ter uma afinação específica para esta versão, que tornasse a assistência mais ‘pesada’ nesses percursos.

Der neue Volkswagen up!

A bordo, o up! volta a evidenciar um princípio de qualidade inabalável, mesmo que o plástico seja o material predominante, a par de elementos de personalização colorida que dão um toque especial a este modelo. Não tem componentes macios ao toque no tablier, mas a robustez dos mesmos é muito interessante.

Ergonomia simples e possibilidade de conexão com os smartphones por ação do sistema Composition Media com Bluetooth são traços marcantes do up!, que permite uma vivência muito competente no interior. Com 3.600 mm de comprimento e 2.407 mm de distância entre eixos (as rodas estão colocadas bem nos extremos da carroçaria), o up! permite interior desafogado para os quatro ocupantes, mesmo que existam alternativas que oferecem mais espaço para as pernas atrás.

Bem equipado, os 15.747 euros pedidos por este modelo surgem adequados perante uma fórmula que mostra muitos e bons predicados.

Veredicto

A reboque da sua atualização na segunda metade de 2016, o up! ganhou um muito eficaz motor 1.0 de 90 CV que se afigura como a versão mais entusiasmante de conduzir deste modelo e aquela que consegue transformar este citadino num carro de maior polivalência, sobretudo também para quem leva mais gente a bordo de forma frequente ou enfrenta caminhos mistos entre cidade e vias rápidas.  Enquanto citadino, o up! é uma das melhores propostas no mercado, pelo que a escolha de um motor mais potente e sobrealimentado pode ser uma opção muito em conta.

“Devo comprar?” Como atrás foi indicado, o renovado up! é um dos modelos mais competentes em termos de condução e de construção no seu segmento, pelo que o motor 1.0 TSI de 90 CV surge como uma adição bem-vinda à gama, mostrando um maior pendor dinâmico no dia-a-dia. Se faz muitos percursos fora da cidade e sente necessidade de um ‘empurrão’ extra, esta é a versão certa.

CaracterísticasVolkswagen up! 1.0 TSI BMT High up!
Motor3 cil. em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Cilindrada999 cc
Potência90 CV/5.000-5.500 rpm
Binário160 Nm/1.500-3.000 rpm
TransmissãoCaixa manual de 5 velocidades, tração dianteira
Vel. máxima185 km/h
0-100 KM/H9,9 seg
Consumo4,4 l/100 km
Emissões CO2101 g/km
Comp/larg/alt.3.600/1.641/1.504 mm
Distância entre eixos2.407 mm
PesoN.D.
Mala251-959 litros
Depósito35 litros
Suspensão dianteira/traseiraIndependente McPherson/eixo de torção
Pneus série/ensaiado185/55 R15
Travões dianteiros/traseirosDiscos ventilados/tambores
Preço (ensaiado)15.747€ (16.024€)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.