O caso do Volkswagen up! equipado com motor 1.0 TSI de três cilindros de 90 CV é algo diferente, mas há aqui algum daquele velho espírito. Só que os tempos modernos fazem com que não seja um aspirante a desportivo, mas sim um citadino com versatilidade acrescida em termos de condução, não se limitando a ser um ‘ratinho’ de cidade.
Renovado em meados do ano passado, o up! surge com alguns retoques estéticos, sobretudo, ao nível de personalização e de tecnologia, sendo de destacar a adoção de uma terceira opção de motor para a gama deste citadino, agora com uma unidade sobrealimentada mais evoluída e extremamente interessante de conduzir (juntando-se aos modelos de 60 e de 75 CV).
Este up! com motor de 90 CV é realmente divertido de explorar, respondendo de forma rápida às solicitações do acelerador, mostrando grande ânimo a subir de velocidade e, até, em recuperações mostra grande fôlego. Tirando partido de uma caixa manual de cinco velocidades com escalonamento muito acertado e tato leve, o up! está tão bem dentro da cidade, como fora dela. E é aqui que o bloco de 90 CV exibe o seu maior potencial, na medida em que é muito eficaz a ganhar velocidade em via rápida ou em autoestrada, surpreendendo pela vivacidade em aceleração e nas recuperações.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em menos de dez segundos (9,9 segundos), o que mostra bem a forma como este up! está à vontade para se mover com rapidez fora dos ambientes urbanos. Claro que dentro dela, mantém o seu carácter simples e despreocupado, com arranques lestos e possibilidade de rodar em relações mais altas da caixa sem grande incómodo, uma vez que o binário de 160 Nm às 1.500 rpm permite-lhe ser, assim, poupadinho.
Até porque o consumo é uma vantagem real: anunciando 4,4 l/100 km de média, o up! sai do nosso ensaio (com 60% de trajeto citadino e os restantes 40% em nacionais e vias rápidas a velocidades estáveis e legais) com uns muito elogiáveis 5,0 l/100 km.Ágil e divertido
O up! tem uma base particularmente boa, mostrando chassis muito bem nascido e competente para lidar com condução mais espevitada, mesmo que a sua tónica esteja colocada no conforto, com uma suspensão branda, mas que sustém bem o rolamento da carroçaria. A direção é leve e a estabilidade direcional é boa mesmo em velocidades de autoestrada. Por outro lado, pode-se também considerar que a direção assistida poderia ter uma afinação específica para esta versão, que tornasse a assistência mais ‘pesada’ nesses percursos.
A bordo, o up! volta a evidenciar um princípio de qualidade inabalável, mesmo que o plástico seja o material predominante, a par de elementos de personalização colorida que dão um toque especial a este modelo. Não tem componentes macios ao toque no tablier, mas a robustez dos mesmos é muito interessante.
Bem equipado, os 15.747 euros pedidos por este modelo surgem adequados perante uma fórmula que mostra muitos e bons predicados.
Veredicto
A reboque da sua atualização na segunda metade de 2016, o up! ganhou um muito eficaz motor 1.0 de 90 CV que se afigura como a versão mais entusiasmante de conduzir deste modelo e aquela que consegue transformar este citadino num carro de maior polivalência, sobretudo também para quem leva mais gente a bordo de forma frequente ou enfrenta caminhos mistos entre cidade e vias rápidas. Enquanto citadino, o up! é uma das melhores propostas no mercado, pelo que a escolha de um motor mais potente e sobrealimentado pode ser uma opção muito em conta.
“Devo comprar?” Como atrás foi indicado, o renovado up! é um dos modelos mais competentes em termos de condução e de construção no seu segmento, pelo que o motor 1.0 TSI de 90 CV surge como uma adição bem-vinda à gama, mostrando um maior pendor dinâmico no dia-a-dia. Se faz muitos percursos fora da cidade e sente necessidade de um ‘empurrão’ extra, esta é a versão certa.
Características | Volkswagen up! 1.0 TSI BMT High up! |
---|---|
Motor | 3 cil. em linha, injeção direta, turbo, intercooler |
Cilindrada | 999 cc |
Potência | 90 CV/5.000-5.500 rpm |
Binário | 160 Nm/1.500-3.000 rpm |
Transmissão | Caixa manual de 5 velocidades, tração dianteira |
Vel. máxima | 185 km/h |
0-100 KM/H | 9,9 seg |
Consumo | 4,4 l/100 km |
Emissões CO2 | 101 g/km |
Comp/larg/alt. | 3.600/1.641/1.504 mm |
Distância entre eixos | 2.407 mm |
Peso | N.D. |
Mala | 251-959 litros |
Depósito | 35 litros |
Suspensão dianteira/traseira | Independente McPherson/eixo de torção |
Pneus série/ensaiado | 185/55 R15 |
Travões dianteiros/traseiros | Discos ventilados/tambores |
Preço (ensaiado) | 15.747€ (16.024€) |
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.