Australiano é o cabeça de cartaz do Iberian Porsche Meeting. O antigo piloto de F1 e campeão mundial de resistência pela Porsche dá a receita para extrair todo o prazer de condução de um Porsche nas belas estradas do sul de Portugal.

O australiano Mark Webber vai ser cabeça de cartaz do Iberian Porsche Meeting, que se realiza este fim de semana entre Cascais e Portimão, com passagem por Évora.

O antigo piloto de F1 e do Mundial de Resistência que é agora embaixador da Porsche, vai participar na maior concentração ibérica de Porsches e descobrir a beleza do Sul do nosso país ao volante, evidentemente de um Porsche: “O 991 C4 GTS Cabriolet é o carro ideal para desfrutar do vosso magnífico sol e das belas estradas que me garantem haver em Portugal. Na verdade qualquer 911, moderno ou clássico, seria sempre uma grande escolha para guiar em estradas cénicas ou costeiras.”

Apesar de nunca ter corrido em Portugal, Mark Webber conhece as pistas do Estoril e de Portimão: “Nunca corri em Portugal, mas fiz algum trabalho de desenvolvimento em 1999 no Estoril, e também pilotei o 919 Hybrid de resistência numas sessões de testes no Autódromo do Algarve. Gostei muito da pista, é um circuito muito técnico e traiçoeiro, com uma série de curvas cegas e lombas que o tornam um extraordinário desafio de pilotagem.”

“Gostei muito da pista, é um circuito muito técnico e traiçoeiro, com uma série de curvas cegas e lombas que o tornam um extraordinário desafio de pilotagem.”

É precisamente no AIA (Autódromo Internacional do Algarve) que culminará o programa do Iberian Porsche Meeting, no domingo, com a realização de uma série de provas e desafios em que os participantes poderão testar ao limite e em segurança os seus Porsche. “Tenho muito prazer em apadrinhar este evento, penso que é uma excelente ideia reunir os entusiastas da Porsche para poderem partilhar as suas experiências e paixão por esta icónica marca de automóveis desportivos”, explicou o australiano, que reconhece a paixão dos portugueses pela marca: “O calor dos países do Sul sempre me impressionou ao longo da minha carreira de piloto e há muito que sabia do fervor dos portugueses pela Porsche, algo que me foi confirmado pelo próprio Walter Röhrl, que ainda hoje recorda com carinho os festejos que decorreram em Portugal por ocasião do 50º aniversário do Porsche 911”.

O programa do Iberian Porsche Meeting inicia-se amanhã com um desfile em Cascais e uma conferência de imprensa de Mark Webber.

Ler + Iberian Porsche Meeting

Esperam-se 356 Porsches que se vão reunir na Cidadela de Cascais e depois rumar a Évora, que vai ser palco de uma Power Stage. À tarde a armada Porsche marcha para Sul, até Portimão, onde se realiza o jantar VIP. No domingo, o Autódromo Internacional do Algarve será o palco de eleição para o corolário do Iberian Porsche Meeting, com a realização de uma série de provas, com destaque para o slalom à moda dos antigos ralis de Portugal e para o Racing Challenge, uma corrida de 10 voltas, que encerra o programa das festas do Iberian Porsche Meeting.

Webber, um talento consumado

Mark Webber, que atingiu o topo da sua carreira na F1 com a Red Bull e depois no Mundial de Resistência com a Porsche, foi um dos pilotos mais virtuosos e versáteis da sua geração.

Nascido em Queanbeyan (Austrália) , no dia 27 de Agosto de 1976, cedo iniciou a sua carreira no karting e na Fórmula Ford australiana. Os bons resultados permitiram-lhe dar o salto para Inglaterra onde ao volante da Van Diemen se destacou na Fórmula Ford.

Ler + Walter Rohrl e Mark Webber em pista num duelo Porsche

Em 1996 alcançou quatro vitórias no campeonato, terminando o campeonato em segundo. Mas o que o fez ficar no radar das equipas de F1 foi a vitória no Formula Ford Festival e na corrida de Spa-Francorchamps da Euro Cup. Seguiu-se o natural tirocínio nas fórmulas de acesso à F1, primeiro na F3 britânica e depois na equipa de Paul Stoddart na F3000, que lhe garantiu o bilhete para a F1, primeiro como piloto de testes da Arrows e da Benneton e depois, já agenciado por Flavio Briatore, como piloto oficial da Minardi, com que se estreou na F1 no GP da Austrália de 2002.

Webber foi também protagonista dos dois aparatosos acidentes na edição de 1999 das 24 Horas de Le Mans, primeiro nos treinos e depois na corrida com o Mercedes CLR, protótipo que sofria de graves problemas aerodinâmicos que lhe davam tendência para literalmente “levantar voo”.

Na F1, depois da Minardi, Mark Webber foi subindo degraus com a passagem pelas equipas Jaguar e Williams, até assinar em 2007 pela Red Bull, onde ao longo de uma ligação de sete anos conquistou as suas 9 vitórias em Grandes Prémios, bem como 13 pole positions e 42 pódios, até se retirar em 2013.

Nunca conseguiu ser campeão do mundo, porque acabou por viver o período áureo da sua carreira na Red Bull na sombra do seu companheiro de equipa Sebastien Vettel, mas acabou por vir a ser Campeão do Mundo de Resistência com a Porsche, com quem iniciou a sua ligação em 2014, vencendo 5 provas e o título.

Campeão do Mundo de Resistência com a Porsche, com quem iniciou a sua ligação em 2014, vencendo 5 provas e o título

O ano passado encerrou a sua carreira, mas manteve a sua ligação à marca alemã como embaixador. É nessa qualidade que vai estar este fim-de-semana no nosso país: “Já guiei todo o tipo de Porsche, desde o 918 até gloriosos clássicos 356. Já os guiei desde as montanhas rochosas do Colorado até ao Sul de França e é difícil escolher qual o melhor modelo, e qual a melhor estrada para os guiar. Trata-se sobretudo do prazer de uma grande viagem de estrada em boa companhia, a emoção de guiar um Porsche faz o resto do cenário perfeito, como o que espero encontrar este fim-de-semana em Portugal”.

PROGRAMA COMPLETO:

Sábado, 8 de Julho

08h30: Recepção e Credenciação dos grupos Porsche 356 e Transaxle

08h45: Recepção e Credenciação dos grupos Porsche 911, 912 e 914

09h15: Recepção e Credenciação dos grupos Boxster/Cayman, Panamera e

Super Cars

10h00: Coffee-break e briefing com todos os participantes

10h40: Entrega dos Roadbooks

11h00: Saída para o Desfile Porsche: Cascais | Avenida Marginal

13h15: Previsão de chegada dos primeiros participantes ao Aeródromo de

Évora

14h15: Almoço buffet no Aeródromo de Évora

15h15: Saída do Aeródromo de Évora em direcção à Power Street Stage

15h30: Power Street Stage | Zona Espectáculo de Évora

19h00: Previsão de chegada dos primeiros participantes ao Autódromo

Internacional do Algarve

21h00: Jantar no VIP Lounge do Autódromo Internacional do Algarve

23h30: Cerimónia de entrega de prémios

Domingo, 9 de Julho

09h30: Formação de todas as viaturas no paddock do Autódromo Internacional

do Algarve

10h15: Slalom na recta da meta do Autódromo Internacional do Algarve

12h45: Exibição de um piloto profissional

13h00: Almoço buffet no restaurante FIVE do Autódromo Internacional do

Algarve

14h00: Challenge 25 anos Porsche Club Portugal | Sessões de treinos livres e

cronometrados

15h00: Porsche Racing Challenge | Sessões de treinos livres e cronometrados

16h00: Challenge 25 anos Porsche Club Portugal – 5 voltas

16h30: Challenge 25 anos Porsche Club Portugal | Cerimónia de entrega de

prémios

17h00: Porsche Racing Challenge – 10 voltas

17h30: Porsche Racing Challenge | Cerimónia de entrega de prémios

17h50: Volta de consagração com todos os participantes

18h15: Foto de “família” em pista

18h30: Encerramento da pista

Este conteúdo tem o apoio Centro Porsche Lisboa