Motor 24 no primeiro dia do maior encontro de Porsches da Península Ibérica

Motor 24
Motor 24
Redação

356 Porsches de Cascais a Portimão no primeiro dia do Iberian Porsche Meeting, o Motor 24 levou um deles — o Boxster S, sempre em dueto com o clássico 911 de 1966 do Jornal dos Clássicos

No próximo ano, o Porsche 356 comemora 70 anos. Foi o primeiro modelo produzido pela marca alemã, sob a batuta de Ferdinand Porsche e do seu filho Ferry Porsche, que aproveitava algumas das peças do original Volkswagen concebido pelo mesmo Ferdinand Porsche.

Com refrigeração a ar e motor traseiro, o 356 foi o primeiro Porsche a ser produzido e é por isso um número histórico para uma das mais apaixonantes marcas de automóveis desportivos do mundo.

Foram precisamente 356 modelos desportivos da Porsche que marcaram presença no arranque do Iberian Porsche Meeting, prova organizada pela Porsche Ibérica e pela Prime Promotion. “Nunca vi tantos Porsches juntos”, comentava um jovem adepto, deslumbrado com a quantidade de carros que se concentraram na Cidadela de Cascais, para o início deste evento.

Na verdade, o número mágico, 356, demonstra bem a capacidade de mobilização de uma marca que tem em Portugal alguns dos mais fervorosos entusiastas. É uma espécie de culto, que como todos os cultos, tem o seu relicário que desfilou pelas ruas de Cascais, com modelos únicos e raros, desde várias gerações de clássicos 911, até toda a estirpe de Porsche contemporâneos, como o 911, Panamera, Boxster e Cayman. De foram ficaram apenas os SUV da marca, para quem haverá evento próprio, garantiu fonte da Porsche ibérica.

Mark Webber: “Nunca vi um engarrafamento de Porsches assim”

A apadrinhar a partida da caravana dois convidados muito especiais, o piloto australiano Mark Webber e o diretor de produto da Porsche, August Achleitner, responsável pelo desenvolvimento dos desportivos da marca e que é conhecido como “O senhor 911”.

“Nunca vi um engarrafamento de Porsches como este na vida”, comentou Mark Webber, a propósito da longa fila de carros que esperava pela credenciação ao longo de Cascais, dando um colorido único e inesperado à manhã cinzenta de sábado.

Mark Webber, ex-piloto de F1 e da Porsche no Mundial de Resistência e August Achleitner fizeram uma pequena sessão com a imprensa antes da partida do Iberian Porsche Meeting, onde falaram da experiência da marca nas 24 Horas de Le Mans, com a incrível recuperação que deu mais uma vitória na recente edição, bem como da quintessência e dos segredos dos modelos desportivos da marca, com particular destaque para o 911. A expressão máxima do longo know how da Porsche na produção de carros orientados para o prazer de condução.

Depois do desfile por Cascais, os participantes no Iberan Porsche Meeting rumaram a Évora. Um percurso de regularidade, naquela que foi a primeira prova “competitiva” do programa. O Motor 24 participou nesta etapa ao volante de um Porsche Boxster S com 349 cavalos atrás das costas, um carro que serviu de escolta e andou irmanado na estrada com o Porsche 911 de 1966 do Jornal dos Clássicos, um dos mais antigos presentes.

Depois do almoço, servido num hangar do Aeródromo de Évora, os concorrentes tiveram para “digestivo” um desafio bem apelativo. Uma autêntica Power Stage numa das artérias da cidade de Évora que atraiu muito público para ver centenas de Porsches pôr à prova a perícia dos seus “pilotos” mais ou menos improvisados, muitos deles a mostrarem que têm os seus corcéis bem domesticados, dando espetáculo com power slides e derrapagens a merecer aplauso da multidão.

Sob o abrasador calor do Alentejo, a caravana partiu rumo a Sul, numa etapa com road book que percorreu o coração da planície alentejana, com as longas rectas a apelar à impaciência do acelerador da cavalaria teutónica.

Depois da chegada ao Autódromo Internacional do Algarve, seguiu-se o jantar da entrega de prémios, para depois os Porsches e respetivos pilotos recolherem à base, a recarregarem energia para o dia de hoje, repleto de atividades no Autódromo Internacional do Algarve, com destaque para o slalom e para o Porsche Racing Challenge.

Se há um culto Porsche, este evento é o seu 13 de maio.

Programa Domingo, 9 de Julho
09h30: Formação de todas as viaturas no paddock do Autódromo Internacional
do Algarve
10h15: Slalom na recta da meta do Autódromo Internacional do Algarve
12h45: Exibição de um piloto profissional
13h00: Almoço buffet no restaurante FIVE do Autódromo Internacional do
Algarve
14h00: Challenge 25 anos Porsche Club Portugal | Sessões de treinos livres e
cronometrados
15h00: Porsche Racing Challenge | Sessões de treinos livres e cronometrados
16h00: Challenge 25 anos Porsche Club Portugal – 5 voltas
16h30: Challenge 25 anos Porsche Club Portugal | Cerimónia de entrega de
prémios
17h00: Porsche Racing Challenge – 10 voltas
17h30: Porsche Racing Challenge | Cerimónia de entrega de prémios
17h50: Volta de consagração com todos os participantes
18h15: Foto de “família” em pista
18h30: Encerramento da pista

Este conteúdo tem o apoio Centro Porsche de Lisboa