Mais uma polémica relacionada com a série The Grand Tour, apresentada por Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May. Desta feita, as críticas direcionam-se para um segmento do quarto episódio em que Clarkson mostra como levar migrantes de forma ilegal para o Reino Unido.

Com a crise dos refugiados a marcar a atualidade europeia, os protagonistas do programa The Grand Tour optaram por abordar a situação com humor, mas com uma ação que está a ser bastante criticada no país por associações humanitárias.

A premissa deste segmento era simples: Clarkson escondeu Hammond (o mais pequeno dos três apresentadores) num Audi TT e pediu aos espectadores que descobrissem onde este último se encontrava. Para surpresa geral, Hammond estava escondido por detrás do para-choques traseiro.

Durante o programa, Clarkson gracejou que a entrada de imigrantes no país na parte de trás de um camião é “a pior versão do jogo das escondidas”, acreditando que existiria uma forma melhor de o fazer.

Conhecido pelas suas opiniões irreverentes e tiradas humorísticas sarcásticas, Clarkson recebeu já duras palavras de Barbara Drozdowicz, do Centro de Recursos da Europa do Leste, que se confessou ‘abismada pela retratação de migrantes como uma carga ilegal”.

Com um dos programas mais rentáveis e também o mais pirateado online, o The Grand Tour continua, assim, a manter-se como um tema noticioso corrente, mesmo que, agora num canal de streaming, Clarkson se sinta mais livre para fazer segmentos mais arrojados como este. Contudo, volta a levantar a questão em torno dos limites do humor e quando é que esses são ultrapassados.