O maior campeão do mundo de Fórmula 1, ralis, Dakar, Le Mans e qualquer outra coisa com rodas e motor vai voltar às 24 Horas de Le Mans. O próximo álbum de banda desenhada de Michel Vaillant vai chamar-se Rébellion (“rebelião”) e vai passar-se na mítica prova de resistência francesa.

A edição em língua francesa vai ser editada a 2 de junho, e a edição portuguesa não deverá chegar muito mais tarde, já que a série está a ser publicada pela ASA.

Desde que a série Michel Vaillant foi relançada, os palcos das corridas do campeão francês da banda desenhada têm passado por outras áreas, como a Fórmula E (monolugares elétricos, uma janela para o futuro da F1 a longo prazo), os recordes de velocidade em linha reta, o WTCC (com versões modificadas dos carros de estrada) e os laboratórios de novas tecnologias.

Esta nova aventura vai ser espelhada na realidade. Tal como aconteceu na jornada do WTCC que teve lugar no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, em 2012, dois carros vão participar na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans com as cores da equipa Vaillante.

A equipa Vaillante Rebellion vai inscrever dois novos carros da marca Oreca, e o nome de Michel Vaillant vai estar ao lado de Bruno Senna (sobrinho de Ayrton), Nelson Piquet Jr. (filho de Nelson) e Nicolas Prost (filho de Alain). A última vez que Michel Vaillant “correu” em Le Mans foi em 2002, quando foram recolhidas imagens para o filme baseado na BD.

M. Francis Portela