Dois amigos compraram um SEAT Marbella a meias. Custou 500 euros. Depois juntaram outros amigos e foram artilhando e preparando o velhinho Marbella para uma grande aventura em Marrocos.

João Santos de 32 anos e José Vieira de 44 anos, ambos do Norte do país, rumaram ao Sul e já estão integrados no pelotão do Maroc Challenge, uma original competição para descobrir aquele país africano. Trata-se um raid de baixo custo que leva dezenas de participantes em carros modestos a responder ao chamamento da aventura e testar a sua destreza ao volante, a sua capacidade de orientação e sobretudo o espírito desenrascado. Como nisso, os portugueses costumam ser bons, aqui fica o primeiro relato da aventura dos dois amigos.

Outros se seguirão, à medida que forem conseguindo acesso à internet, que em Marrocos às vezes é tão difícil de arranjar como uma cerveja fresca. A prova decorre até dia 15 de abril, com chegada marcada para os mais audazes e resistentes às dunas de Merzuga, já esta sexta-feira. Mas, passemos a palavra aos aventureiros.

Uma aventura à portuguesa

“Eu João Santos de 32 anos e o José Vieira de 44 anos de idade, conhecemos nos através de um amigo em comum também amante de desportos motorizados quando começamos a pensar fazer uma viagem de mota a Marrocos, viagem essa que se realizou em 2015 e não vou relatar muito acerca da mesma para não me alongar, digo apenas que Marrocos é sinónimo de aventura e quem vai fica viciado.

 Durante a pesquisa de locais e eventos em Marrocos tivemos conhecimento deste evento, o Maroc Challenge. Desde então fomos acompanhando através das redes sociais o evento e ficando com o bichinho em participar numa aventura destas.

Esta ano soubemos que uns amigos iriam participar, logo a inveja saudável fez os impossíveis para que pudéssemos ir também. Assim a um mês do início do desafio e verificadas as condições mínimas decidimos avançar com a inscrição ainda antes de termos um carro para o efeito, estávamos sem tempo, como tal foi tudo em cima do joelho, o orçamento também não era o ideal pelo que optamos por comprar um Seat Marbella, um que era na altura o mais barato disponível na Internet. Após a compra rapidamente tivemos de preparar o carro para tal, a construção de um roll bar por exemplo foi feita com um baloiço da filha do Vieira, foi a  maneira de aproveitarmos os ferros já com curvas e manter os custos reduzidos. Ao avançar do projeto e tal era a vontade e paixão com que falávamos dele este deixou de ser um projeto nosso e passou a ser de dezenas de amigos, toda a gente queria partilhar e ajudar, como tal começaram aparecer peças e mão de obra para ajudar, várias noites se passaram quando finalmente chegou o dia ficou um trabalho fantástico.”

Boa viagem e boas aventuras

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.