No Reino Unido, ainda existem alguns pequenos construtores que conseguem transformar o sonho em realidade, criando automóveis desportivos únicos. Um deles é a Briggs Automotive Company, que constrói o único monolugar homologado para andar na estrada, o BAC Mono. Diz quem conduziu um, que não há sensação igual ao volante de nenhum outro carro. E agora, a Polícia da Ilha do Man, entre Irlanda e Escócia, também tem um, que passa a ser o carro de polícia mais rápido do mundo.

O BAC Mono pesa apenas 580 kg e tem uma carroçaria com pouco atrito aerodinâmico. No entanto, como não tem cobertura, o agente Andy Greaves, único treinado e destacado para este carro, vai ter que usar um capacete cada vez que for para a estrada. E como não há limite de velocidade na Ilha de Man, o polícia Andy vai fazer bom uso deste carro se tiver que fazer uma perseguição na estrada.

Equipado com um motor preparado pela Mountune, o BAC Mono necessita apenas de 2,8 segundos para chegar aos 100 km/h e só pára de acelerar aos 273 km/h. O motor é de origem Mazda, de 2,5 litros, mas o preparador britânico, especializado em blocos da Ford para ralis, adicionou um turbo e aumentou a potência dos 192 para os 305 cv.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.