A Uber continua a explorar formas inovadoras de melhorar o serviço ao cliente, mas a que custo? A última novidade da plataforma tecnológica prende-se com uma funcionalidade de localização de passageiros desde o momento de requisição do serviço até cinco minutos após chegada ao destino.

A partir do momento em que o cliente ativa esta opção na aplicação, a Uber passa a conseguir aceder à sua localização exata. A empresa defende que assim se torna mais fácil para o condutor encontrar o passageiro, sem ser necessário recorrer a chamadas telefónicas, e que isto permite também monitorizar o serviço dos condutores verificando, por exemplo, se o cliente foi “deixado” no lado correto da rua.

Justificando esta nova funcionalidade, a Uber afirma que, a precisão na estimativa de hora de chegada assim como nos locais de recolha e largada de passageiros é fundamental para o sucesso da experiência e depende da colaboração dos clientes que terão de concordar em fornecer estes dados adicionais. Ser localizado, ou não, pela Uber, está nas mãos de cada passageiro. Este “sistema de vigilância” pode ser controlado pelo utilizador. O sistema fará aparecer uma nova janela de pop-up a pedir permissão ao passageiro para ser “seguido”, sendo que a qualquer instante pode desativar esta opção. Se não quiser que o condutor tenha essa informação, terá de escrever manualmente a morada.

Esta novidade já está disponível para os utilizadores da Uber em Nova Iorque. Para quem receia que os seus dados sejam acedidos por outras entidades, a empresa garante, através de um acordo com a Procuradoria Geral da grande metrópole, a privacidade dos dados, que são sujeitos a múltiplos procedimentos de validação e arquivados em modo encriptado.