O novo Alfa Romeo Stelvio já pode ser encomendado em Portugal, com a marca italiana a propor no lançamento uma edição especial denominada First Edition, por 65.000 euros. Este é o custo para o novo SUV italiano com o novo motor a gasolina de 2.0 litros com 280 CV de potência, caixa automática de oito velocidades e tração integral Q4.

Apresentado no passado mês de novembro, no Salão de Los Angeles com a versão de altas performances Quadrifoglio, o Stelvio remete para um carácter dinâmico, evocando aquela que é uma das estradas mais apelativas para os entusiastas da condução, o desfiladeiro de Stelvio. Trata-se do vale montanhoso mais alto de Itália e a estrada homónima que o atravessa desenrola-se ao longo de mais de 20 quilómetros com mais de 75 curvas, tendo-se já tornado sinónimo de viagem.

 

Além do estilo que vai buscar muita inspiração ao Giulia (com o qual partilha a plataforma), este modelo First Edition vale-se de uma lista de equipamento muito extenda, num valor de 6.000 euros, como as jantes de liga leve de 20”, pinças de travões coloridas, sensores de estacionamento frente/trás, câmara traseira, faróis Bi-Xénon, moldura dos vidros cromada, vidros traseiros escuros e luzes de cortesia nos puxadores das portas.

No interior, nota dominante para o desporto, com o volante desportivo cortado (com botão de ignição integrado), patilhas em alumínio da caixa de velocidades, bancos revestidos de pele preta de alta qualidade de flor integral com regulação eléctrica e sistema de aquecimento. O sistema de navegação 3D de última geração, desenvolvido em colaboração com a Magneti Marelli, dispõe de ecrã de alta resolução de 8.8’’ integrado no design do tablier e de rádio digital (DAB). O painel de instrumentos compreende ainda um mostrador TFT a cores de 7’’.

O Alfa Romeo Stelvio First Edition está equipado com o novo motor a gasolina de 2 litros e quatro cilindros construído inteiramente em alumínio e com veio de transmissão em fibra de carbono que, aliado à caixa automática de 8 velocidades, debita 280 CV de potência. Para além do sistema electro-hidráulico de activação das válvulas MultiAir, entre as particularidades deste motor sobressaem o sistema de sobrealimentação “2-em-1” e a injeção direta a alta pressão de 200 bars. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em apenas 5,7 segundos.

O sistema Q4 do novo SUV Alfa Romeo combina as vantagens da tração integral com a agradabilidade desportiva de um tração traseira, graças a uma caixa de transferência ativa e um diferencial dianteiro projectados para satisfazer os requisitos técnicos específicos da Alfa Romeo. O sistema Q4 monitoriza continuamente numerosos parâmetros para garantir a melhor repartição do binário entre os dois eixos em função da utilização da viatura e da aderência ao solo. Em condições normais de aderência, o Stelvio First Edition com sistema Q4 comporta-se como um veículo de tracção traseira, com 100% do binário a ser transmitido para o eixo posterior. Ao aproximar-se do limite de aderência das rodas, o sistema transfere em tempo real até 50% do binário motor para o eixo dianteiro, proporcionando um controlo da viatura no topo da categoria em termos de tracção e de estabilidade da direcção em curva.

Entre os conteúdos de série do Stelvio First Edition, são de assinalar os novos dispositivos de segurança activa, como o Sistema de Travagem Integrado, o Sistema de Prevenção de Colisão Frontal, o Sistema de Travagem Autónoma de Emergência e o Sistema de Aviso de Transposição de Faixa. O equipamento completa-se com câmara de vídeo traseira com grelhas dinâmicas, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, porta da bagageira de abertura eléctrica e sistema de comutação automática das luzes de máximos.

O novo Stelvio First Edition tem um preço especial de 65.000€ euros que inclui, unicamente para esta versão, a oferta de opcionais no valor de mais de 6.000€ (entre os quais, o Sistema de Navegação a Cores 8,8’’, Pack Lusso e Pack Sound).