O veículo lunar que a Audi ajudou a desenvolver em colaboração com a start-up alemã ‘Part-Time Scientists’ apresta-se já a ser uma estrela de cinema. Com efeito, nem só de automóveis vivem os filmes em que a Audi aposta, na medida em que o próximo filme da saga Alien, denominado ‘Alien: Covenant’, vai ter o Audi Lunar Quattro em missão de exploração espacial.

Esta é apenas uma parte da sua existência, uma vez que o Lunar Quattro está mesmo a ser preparado para ir ao espaço ao abrigo do esforço de colaboração entre a Audi e a equipa Part-Time Scientists, fundada e liderada pelo perito Robert Böhme, contando estes últimos com a experiência nos sistemas de tração integral da marca para desenvolver o pequeno veículo de exploração.

O trabalho decorre desde 2015, ano em que foi anunciado um concurso por parte da Google para uma nova ‘corrida’ ao espaço através do seu programa Lunar XPRIZE, que escolheu recentemente os seus cinco finalistas. O projeto apoiado pela Audi – daí que o pequeno explorador até conte com o logo da marca na frente – é um dos finalistas, bem como outros provenientes da Índia, Japão ou Estados Unidos da América.

Optando por construção cuidada com recurso a materiais robustos e ligeiros, o Lunar Quattro é composto por 85% de alumínio, produzido pela impressora 3D da Audi em Ingolstadt, para um peso de apenas 30 kg. A tecnologia de propulsão fica a cargo de motores elétricos e-tron alimentados a partir da energia recolhida por um painel solar.

Voltando à ‘intromissão’ do Lunar Quattro na história do novo Alien, esta resulta de um acordo entre a Audi e a Twentieth Century Fox, com a marca a entender que esta é a “melhor forma” de chamar a atenção para o seu veículo extraterrestre.

No entanto, não é tão extraterrestre quanto as letais criaturas idealizadas por Hans Rudolf “H.R.” Giger, que voltam a ser protagonistas de um filme de Hollywood, atormentando a tripulação da nave espacial ‘Covenant’ na mais recente aventura realizada por Ridley Scott.
a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.