Respondendo à necessidade de baixar as emissões poluentes dos seus modelos, a MINI tornou os John Cooper Works ainda mais eficientes com a aplicação de um filtro de partículas para motores a gasolina, com a particularidade de estar integrado no sistema de escape. Estes novos modelos chegam aos concessionários em março de 2019.
A marca britânica pretende assim conceder aos seus modelos mais desportivos um cunho mais ecológico, mantendo a mesma ‘chama’ dinâmica com a aplicação de um filtro de partículas para o sistema de escape, mantendo-se o motor 2.0 de quatro cilindros e 231 CV (tecnologia Twin Power Turbo) que já era conhecido.
Face a essa adição, os MINI passam a cumprir a norma Euro 6d TEMP com consumo médio de 6,9 l/100 km na versão de caixa manual para o John Cooper Works e de 6,2-6,1 l/100 km com a caixa Steptronic de oito velocidades, enquanto as emissões de CO2 passam a ser de 157-158 g/km com caixa manual e de 140-142 g/km com caixa Steptronic.
No caso da versão descapotável (Convertible), o consumo médio combinado é de 7,0-7,1 l/100 km com caixa manual de seis velocidades e de 6,4-6,5 l/100 km com a caixa Steptronic. As emissões anunciadas são de 161-162 g/km de CO2 com caixa manual e de 145-148 g/km de CO2 com caixa automática de oito velocidades.
As prestações mantêm-se ponto de referência para este MINI, com aceleração dos zero aos 100 km/h em 6,3 segundos com caixa manual de seis velocidades no caso do JCW (6,6 segundos no descapotável).
Além disso, há ainda suspensão desportiva, jantes de 17” John Cooper Works, sistema de travagem desportivo, kit aerodinâmico John Cooper Works e bancos desportivos específicos. Os faróis têm tecnologia LED na frente e na traseira. A marca anunciou ainda novos pacotes de personalização para o modelo, tanto para o exterior, como para o interior.