Audi A5 Cabriolet: A arte do descapotável

11/03/2017

A Audi tem longa tradição nos cabriolet. E continua a dar lições a cada novo modelo. O A5 é a mais recente proposta e parece capaz de conquistar muitos daqueles que são adeptos dos descapotáveis 2+2. Simpático à vista, agradável de guiar, junta à oferta tudo aquilo que hoje se exige num automóvel premium. Chega em abril e tem preços a partir dos 56 000 euros

Um descapotável, antes de mais, deve ser bonito. Desportivo quanto baste também, numa imagem que se pretende alargada ao interior. Depois, fiável e durador. Resistente às torções quando de pensa em performances e dinâmica. Se puder ser económico, tanto melhor, ainda que isso pese muito pouco para o cliente especial de um carro como o novo Audi A5 Cabriolet.

Ora, a nova proposta do construtor germânico, com grande tradição neste nicho do mercado, tem resposta à altura para quase todas estas premissas. Desde logo, é um excelente exercício do ponto de vista da estética para um cabrio 2+2. Mesmo que o juízo seja sempre subjetivo, é difícil não ver no A5 o Cabriolet para que todos olham. Elegante, aberto ou fechado, bem proporcionado, sólido e bem assente na estrada tem tudo para agradar aos fãs desta forma de fruir os cabelos ao vento. Até o emblema ajuda. Para respirar e mostrar a classe da “coisa”.

Nada que de facto surpreenda, é facto. Mas que tem de registar-se, ainda que seja a obrigação para as marcas premium, nas quais a diferença se faz pelos pormenores, detalhes que somados constroem um todo de qualidade, a confiança que ajuda a uma escolha e justifica outro preço.

Todas as facilidades

O Audi A5 Cabriolet é a parada daquilo que se espera e, neste momento, culmina nas facilidades da melhor vida a bordo do automóvel, o infindável registo dos obrigatórios argumentos de segurança, activa e passiva; na listagem cada vez mais rica daquilo a que se convencionou chamar infoentretenimento e que nos dá bordo a possibilidade de termos o mundo na mão, melhor num ecrã digital, através da internet e desse minúsculo objecto cada vez mais fundamental no dia-a-dia que é o smartphone. Neste caso, um ecrã muito especial, pois não falta o virtual cockpit com as várias possibilidades de gerir a forma que a informação assume a nossa frente no painel de instrumentos. E uma curiosidade: os microfones do Bluetooth e do voice control estão no cinto de segurança.

As coisas têm mudado tanto que só chegados a esta altura nos lembramos do resto. Mas seria de esperar que não houvesse mais espaço, para os passageiros que se sentem atrás e para as bagagens? Não há milagres, a ideia de quem compra carra assim não é ir de Lisboa ou do Porto ao Algarve com dois adultos atrás, mas ele podem ocupar os lugares sem grande sacrifícios, sem sentir os joelhos no pescoço. Em termos de bagagem, 380 ou 320 litros, com ou sem capota, capacidades aceitáveis sem surpreender.

Capota acústica

E já que se falou de capota, registo para o facto de ela ser em tecido, e acústica é claro, quatro cores à escolha (preto, cinzento, castanho e vermelho), ser do tipo “one touch”, o que significa que basta carregar no botão: um para abrir em 15 segundos; outro para fechar em 18. As operações podem ser feitas em andamento, desde que não se ultrapassem os 50 km/h. Capota que é um mimo de acabamento, forro integral, óculo em vidro e nada de articulações à vista. Era só o que faltava…

Novo chassis, menos 40 quilos, mais 40% de rigidez torcional e mais 5 cm de comprimento o Audi A5 Cabriolet tem uma escolha de seis motores (três a diesel), três caixas de velocidades (duas automáticas),traçãoo dianteira ou tração quattro, suspensão adaptativa e com controlo dos amortecedores, direção assistida eletromecânica.

Os motores a gasolina são os TFSI de 2.0 de 190 e 252 CV e o 3.0 do S5 com 354 CV. A Diesel, a oferta passa pelo 2.0 TDI de 190 CV e pelo V6 3.0 TDI com potências de 218 ou 256 CV.

Oferta convincente

Para Portugal conta, fundamentalmente, o 2.0 TDI que vai ser comercializado em seis versões, com tração dianteira ou quattro e jogando com a caixa manual de seis velocidades e a S tronic de sete. Os preços vão dos 58 010 aos 64 260 euros.

É um cabrio interessante de guiar. Primeiro porque a insonorização é de nível superior a céu aberto: a velocidades de cruzeiro pode ouvir-se música com naturalidade; com a capota fechada não há reparos a fazer.

Em termos dinâmicos, o 2.0 litros se 190 CV com a caixa S tronic mostrou-se o suficiente para um carro que aproveita da melhor forma o binário de 400 Nm e disponibiliza a potência de modo natural, sem que se notem repelões. A curvar combina bem a eficácia com o conforto. Numa palavra: convence!

A oferta de arranque de comercialização, prevista para Abril mas já disponível para encomenda, inclui ainda o 2.0 TFSI, com ligeiras diferenças de preços, para menos ( a partir de 56 000 euros).

O equipamento, distribuído por três níveis, inclui statrt/stopo com recuperação de energia, faróis de xénon com luzes de nevoeiro integradas e LED diurnos, luzes traseiras em LED, bancos esportivos, vidros atérmicos, Audi Drive Select, volante multifunções, ar condicionado trizona, MMI, Bluetooth, limitador de velocidade programável, travão de estacionamento eletromecânico.

O S5 estará disponível apenas por encomenda e o V6 TDI chegará em Julho. Para um e outro ainda não há preços.

O mais potente é um regalo só pelo som do motor. O resto é o que se calcula, com a tração integral a dar uma ajuda na eficiência. Um gozo!

Audi A5 Cabriolet 2.0 TDI

Motor: 1968 cc, turbodiesel, start/stop

Potência: 190 cv – 3800/4200 rpm

Binário máximo: 400 Nm/1750-3200

Transmissão: caixa automática S tronic, 7 velocidades

Aceleração 0-100; 8,3 s

Velocidade máxima: 232 km/h

Consumo: média – 4,7 l/100

Emissões: 124 g/km

Mala: 380 litros (320 com capota recolhida)

Preço: desde 58.010 euros

Audi S5 Cabriolet

Motor:2995 cc, seis cilindros, gasolinastart/stop

Potência: 354 cv – 5400/6400 rpm

Binário máximo: 500 Nm/1750-4500

Transmissão: tração quattro, caixa automática Tiptronic, 8 velocidades

Aceleração 0-100; 5,1 s

Velocidade máxima: 250 km/h

Consumo: média – 7,8 l/100

Emissões: 177 g/km

Mala: 380 litros (320 com capota recolhida)

Preço: a anunciar em Abril

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