Tantas vezes criticada pela sua imagem pouco diferenciada entre gamas, a Audi está agora a trabalhar, precisamente, numa nova abordagem estilística para os seus novos modelos.

Com efeito, a marca promete mudar o jogo com o futuro Q8, do qual será dado a conhecer um concept já no Salão de Detroit. Em entrevista ao jornal alemão Welt, o diretor de design da Audi, Marc Lichte, indicou que o grande objetivo da companhia é colocar uma maior tónica na diferenciação entre cada modelo, a começar, desde logo, pelo A8 Concept.

Descrito como um cruzamento entre um “SUV e um Coupé desportivo”, este novo concept prefigura um futuro SUV de gama superior com um posicionamento idêntico ao do A8, sendo, no entanto, direcionado para um público mais versátil.

“Do ponto de vista dos clientes, faltava-nos a diferenciação necessária. Isso vai mudar no futuro. Cada novo modelo da Audi terá o seu próprio carácter e vai expressá-lo em linguagem de formas – tanto no exterior, como no interior”, referiu Lichte àquela publicação.

Sem qualquer detalhe adicional sobre a motorização, o Q8 de produção deverá contar com um leque evoluído de motores a gasolina e Diesel de última geração, incluindo mesmo variantes SQ8 mais desportiva com o mesmo motor V8 TDI de 4.0 litros do SQ7 e, possivelmente, Plug-in híbridas. Aliás, no esboço da dianteira é possível observar a insígnia e-tron, indicador de motorização elétrica. O sistema de tração integral quattro deverá ser de série, o mesmo se aplicando à caixa de velocidades automática de oito velocidades.