BYD avança com baterias de estado sólido já em 2027

19/02/2025

A BYD tem como objetivo colocar baterias de estado sólido nos seus modelos já em 2027, primeiramente numa fase de teste.

 

O gigante chinês de veículos elétricos quer colocar automóveis 100% elétricos com baterias de estado sólido na estrada já em 2027. Contudo, entre 2027 e 2029 estaremos perante uma fase de demonstração com produção limitada.

Na 2ª cimeira anual de desenvolvimento e baterias de estado sólido da China, que decorreu no fim de semana, o CTO do negócio de baterias da BYD, Sun Huanjun, revelou um cronograma atualizado sobre o progresso da tecnologia.

De acordo com Sun, a BYD pretende adotar a tecnologia em larga escala em 2023, altura em que começará também com a sua produção em massa.

Para aí chegar, Sun revelou que os primeiros modelos equipados com baterias de estado sólido chegarão em 2027 e que entre 2027 e 2029, os automóveis elétricos com baterias de estado sólido terão uma produção limitada e servirão como demonstração da tecnologia.

Na fase inicial, a BYD utilizará baterias de estado sólido à base de sulfureto, que serão principalmente utilizadas em veículos de gama alta.

Sun afirmou que os eletrólitos de sulfureto podem durar mais tempo, oferecem um carregamento mais rápido e são mais estáveis. A CATL, fabricante de baterias e grande rival mundial da BYD no negócio das baterias, também está a desenvolver baterias de EV de estado sólido à base de sulfureto, de acordo com notícias locais.

O artigo do LatePost (via CnEVPost) afirmava que a CATL entrou na fase de produção de amostras de 20 Ah, tal como a BYD. A CATL também está a planear começar a produzir baterias para veículos elétricos de estado sólido em 2027, mas inicialmente em pequenos volumes.

Já passou mais de uma década desde que a BYD iniciou a investigação de baterias de estado sólido em 2013 já se passou mais de uma década.

Como Sun explicou na conferência, em 2023 a BYD já tinha verificado que a produção em massa era possível com vários sistemas de células, materiais e outras tecnologias de apoio. No ano passado, a BYD começou a testar células de bateria de estado sólido com capacidade de 20 Ah e 60 Ah.

A BYD é o segundo maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, atrás da CATL. De acordo com a SNE Research, a CATL era o maior fabricante de baterias para veículos elétricos, com uma quota de 37,9% do mercado. A BYD ficou em segundo lugar, com 17,2%.

Devido a restrições de fornecimento e de custos, a BYD planeia continuar a fabricar baterias LFP durante os próximos 15 a 20 anos. As baterias de estado sólido serão inicialmente utilizadas em modelos de luxo, como os das marcas Denza ou Yangwang da BYD.