Publicidade Continue a leitura a seguir

Carrinha Zeekr 7 GT chega à Europa e China em simultâneo

Publicidade Continue a leitura a seguir

A carrinha elétrica Zeekr 7 GT chega à Europa no segundo trimestre deste ano, em simultâneo com o mercado chinês.

 

A opção do construtor chinês por lançar a carinha 7 GT (007 GT na China) 100% elétrica simultaneamente em 2 continentes prende-se com a apetência do mercado europeu por este tipo de produto.

Embora as carrinhas não sejam atualmente tão comuns na Europa como anteriormente, ainda são mais populares do que na China, onde são raras.

Não se conhecem ainda as especificações da carrinha, tendo as primeiras fotos sido divulgadas a semana passada.

A versão 2025 do sedan Zeekr 007 foi lançada em agosto do ano passado e a carrinha deverá ter capacidades e especificações muito semelhantes.

O automóvel lançado no verão passado introduziu a segunda geração da bateria Golden Brick desenvolvida internamente pela marca, que a Zeekr reclama ser a bateria de produção em massa com carregamento mais rápido do mundo. Permite um carregamento de 10% a 80% SoC em 10,5 minutos.

A versão sedan do Zeekr 007 vem equipada com um pack de 75 kWh, que também deverá equipar a carrinha que se espera consiga no mínimo uma autonomia semelhante aos 688 km reivindicados pela versão sedan monomotor.

Contudo, analistas chineses afirmam ser provável que a carrinha tenha autonomias na ordem dos 800 quilómetros, utilizando uma arquitetura de 800V.

A carrinha e o sedan devem ter o mesmo grupo motopropulsor. Todas as versões do sedan utilizam um motor elétrico de 310 kW montado na traseira, que tem um binário máximo de 440 Nm. A versão com bateria Golden Brick consegue um tempo de aceleração de 5,1 segundos, enquanto a versão Qilin atinge os 0-100 km/h num tempo ligeiramente mais rápido de cinco segundos.

As versões com motor duplo adicionam um motor elétrico de 165 KW ao eixo dianteiro, que pode fornecer um binário máximo de 270 Nm. Diminui o tempo de aceleração para 3,6 segundos que, na versão de desempenho, é ainda reduzido para 2,84 segundos dos 0 aos 100 km.

No interior do cockpit, o Zeekr 007 apresenta um ecrã central OLED de 15 polegadas, um sistema AR-HUD de 35,5 polegadas e um painel de instrumentos LCD. Outras caraterísticas incluem um sistema de áudio premium de 21 alto-falantes, um sistema de fragrância AI e um teto panorâmico.

Como parte da atualização do ano modelo 2025, o Zeekr 007 recebeu o sistema de direção inteligente Haohan 2.0, que aumenta a capacidade de direção autónoma e deverá equipar a carrinha.

Não se conhecendo ainda as especificações da carrinha Zeekr 7 GT, apenas se pode especular com base no que o sedan oferece. O carro tem mais de 30 sensores, incluindo o Lidar, e o sistema funciona com base no Lidar e na fusão visual. Dois chips Nvidia Orin X fornecem 508 TOPS de capacidade de computação, permitindo o sistema de condução inteligente.

Os preços do sedan na China variam entre 209 900 yuan (28 900 USD) e 299 900 yuan (41 250 USD). O 007 GT poderá ter um aumento em relação a estes preços. Até à data, não há notícias sobre os preços na Europa, mas os media chineses garantem que os preços iniciais devem ser ligeiramente superiores a 50.000 euros.

A Zeekr já está presente em alguns mercados europeus, nomeadamente nos Países Baixos, na Noruega e na Suécia, tendo mesmo um dos seus modelos, o Zeekr X sido considerado pela Euro NCAP o automóvel elétrico mais seguro de 2024.

Há perspetivas de que a marca chegue a Portugal no próximo ano.