A Mercedes-AMG quer levar a ‘guerra’ das berlinas desportivas de luxo até ao território da Porsche (que tem no seu Panamera um representante de relevo), mostrando no Salão de Genebra o seu novo AMG GT Concept, naquela que é também uma visão do que a marca poderá fazer em termos de potência híbrida dos seus modelos no futuro.

Este novo protótipo de quatro portas surge inserido no 50º aniversário da divisão AMG, mostrando aquilo que está a ser desenvolvido na casa de Affalterbach enquanto expansão da gama AMG GT. Desta forma, o traço do desportivo AMG GT surge embuído nas principais linhas do concept, dotando-o de uma familiaridade importante, apesar do visual ‘fastback’ que caracteriza a silhueta deste modelo, uma vez mais desenhada ao abrigo da filosofia ‘Sensual Purity’.

Na dianteira, destaque para a grelha Panamericana com lâminas verticais e elementos distintivos a vermelho, em consonância com os faróis esguios e com as entradas de ar inferiores de formato generoso. A grelha tem funções de aerodinamismo ativo, ou seja, abrindo e fechando consoante as necessidades de refrigeração do motor, bebendo inspiração no sistema ativo de controlo Airpanel do AMG GT R. A iluminação dianteira estreia uma tecnologia de ‘fibras nano ativas’ para as luzes de circulação diurnas, dando a impressão de tridimensionalidade na sua assinatura luminosa.

Na traseira, o espírito do AMG GT volta a ser recuperado, mas com notórias diferenças para fazer face às quatro portas. Os farolins são estreitos e têm nova tecnologia para um visual igualmente tridimensional. O difusor trabalhado para fins aerodinâmicos é produzido em fibra de carbono, ladeando a saída de escape central inspirada no GT R. As portas não têm moldura nas janelas para um look mais dinâmico, enquanto as cava das rodas salientes conferem um aspeto robusto.

Interessante é também a mistura entre estilo e funcionalidade das câmaras miniatura colocadas lateralmente e que desempenham o papel de espelhos retrovisores laterais, os quais ostentam a sigla EQ Power+, revelador de que o AMG GT Concept tem motor híbrido, mas um sistema completamente novo.

A marca promete desenvolvimento de motorizações específicas híbridas para cada segmento com “ganhos de performance impressionantes que asseguram não só uma potência incrível, mas também eficiência máxima”, conforme refere a Mercedes-AMG.

Assim, conta com um motor V8 bi-turbo de 4.0 litros com uma unidade elétrica associada para respostas mais imediatas, prevendo mesmo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos. O protótipo conta ainda com tração integral 4Matic+ com vetorização de bnário para cada roda. Tirando partido da experiência da Fórmula 1, a Mercedes-AMG recorre a uma nova bateria mais potente do que as tradicionais, mas também mais leve, sustentado numa plataforma modular de baterias que pode ajustar a sua capacidade e performance. O processo de carregamento das baterias faz-se com a travagem regenerativa ms também com o motor de combustão interna.

Três modos de condução estão disponíveis no AMG GT Concept, podendo funcionar como puramente elétrico, híbrido ou apenas com motor V8.

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