No âmbito da estratégia desta nova marca, a CUPRA irá desenvolver uma gama de produtos focados nos modelos da SEAT, recorrendo ao variado banco tecnológico do Grupo Volkswagen para compor as suas propostas. Além disso, mostrando uma nova abordagem, a CUPRA ficará aberta à colaboração com pessoas e empresas que “falem a mesma linguagem e partilhem o mesmo entendimento em como deverão nascer novas experiências: merchandising, acessórios, eventos e, claro, a competição automóvel”, de acordo com a própria marca.
O CUPRA Ateca terá um motor de 1984cc, injeção direta e turbocompressor (diâmetro e curso de 82,5mm e 92,8mm, respetivamente), com 300CV entre as 5300rpm e as 6500rpm e 400Nm de binário disponível entre um regime alargado das 2000 às 5200rpm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,2 segundos e a velocidade máxima está cifrada nos 247km/h. Uma das razões para essas prestações está no baixo peso do Ateca desportivo, ficando pelos 1540 kg sem condutor.
O motor surge acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades (DSG) e conta ainda com um sistema de tração integral 4Drive. O CUPRA Ateca também dispõe de uma função launch-control para uma ainda melhor aceleração desde o arranque.
A caixa foi modificada para combinar performance com baixos níveis de consumo, enquanto o motor 2.0 TSI funciona com o recém-redesenhado Sistema de Filtro de Partículas a gasolina, de forma a cumprir com as mais recentes normas de emissões. Estas evoluções significam que as emissões de carbono do CUPRA Ateca situam-se no patamar entre 192 g/km – 201 g/km com níveis de eficiência nos consumos de 7,4litros/100km – 8,5litros/100km no ciclo WLTP.
Chassis evoluídoNo chassis, além do sistema de tração 4Drive (que analisa as condições da estrada em tempo real, incluindo a velocidade do carro, a rotação de cada roda, o ângulo do volante e o estilo ou modo de condução, o Cupra conta com suspensão dianteira independente assente em conjuntos MacPherson e com multibraços atrás. Mas, integra também um sistema de suspensão adaptativa, o Dynamic Chassis Control, que pode ajustar a afinação do amortecimento às necessidades do condutor de acordo com seis modos: Comfort, Sport, Individual, Neve, Off-Road e, claro, o modo CUPRA.
Em termos de design, distingue-se pela maior acutilância visual. Na frente, a grelha superior ostenta um padrão ninho de abelha, com o novo logo CUPRA no centro. Detalhes em preto brilhante estão presentes em todo o lado, enquanto, atrás, as quatro ponteiras de escape rematam o extremo do difusor traseiro e as exclusivas jantes de liga leve de 19” em padrão diamante realçam a aparência elegante do SUV.
A marca alavancará a infraestrutura já existente e da qual a SEAT já beneficia, com um espaço dedicado em 277 concessionários selecionados em toda Europa. O CUPRA Ateca será introduzido no mercado até final de 2018, e para marcar o acontecimento, os primeiros 7000 clientes receberão um presente exclusivo de boas-vindas por ajudarem a formar a tribo CUPRA.
Cada cliente receberá uma Caixa de Membro CUPRA em verdadeira fibra de carbono marcada com o logo CUPRA em cobre. No interior, os clientes encontrarão uma capa de chave em fibra de carbono de elevada qualidade e uma bracelete CUPRA em fibra de carbono. Aquilo que a marca denomina de “sinal de apreço, uma lembrança, pela posse de um CUPRA”…
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.