DS7 Crossback: O carro do presidente Macron

Patrícia Pereira
Patrícia Pereira
Editora Social Media

Design e luxo franceses aplicados ao novo SUV da DS, elevam as expectativas e a exclusividade do modelo que o Motor 24 foi conhecer a Barcelona.

O DS7 Crossback só chega a Portugal em 2018, mas em França foi neste carro que o Presidente Emmanuel Macron surgiu na sua primeira deslocação oficial, provando que os SUV estão na moda e assumem a liderança nas preferências atuais.

Este novo modelo representa um marco na segunda geração de automóveis DS, marca pertencente ao Grupo PSA. O modelo alia o design carismático à inovação tecnológica. Surge para já numa versão de lançamento chamada “La Premiére” que, só por si, é estreia de uma experiência diferenciadora.
Em Portugal haverá seis espaços DS Store que oferecem as maravilhas das novas tecnologias de realidade virtual e que serão pontos de venda exclusivos da marca. Neste caso, será possível ter um primeiro contacto com o automóvel através do DS Vision, um sistema que tivemos oportunidade de experimentar e que permite conhecer o automóvel por dentro e por fora de uma forma muito realista e surpreendente.

Todas as encomendas terão de ser submetidas online. Há que preencher um formulário sendo depois possível acompanhar o processo até ao momento da entrega e, a partir daí, há todo um conjunto de serviços exclusivos à disposição do comprador. “Only You” é o nome do programa de fidelização que integra a estratégia da marca DS. Desde Assistência em viagem a chauffeur passando até por convites para eventos premium, todos estes serviços estarão à disposição do cliente.

Com o objetivo de romper com a hegemonia alemã, sobretudo no segmento C Premium, o DS7 Crossback pretende impor-se pelo direito à diferença, pelo conteúdo tecnológico e pelo apelo visual.

Design elegante

O DS7 Crossback exibe uma grelha com novo desenho de efeito diamante coroado com o emblema da marca. É o mote para a fluidez das linhas esculpidas que lhe definem a silhueta musculada e, porque não, sensual. A solidez das curvas da carroçaria é complementada com a devida distinção pelos DS Active LED Vision, módulos LED dos projectores frontais que reagem à abertura das portas. A assinatura luminosa é, de resto, uma das características da DS sublinhada com a tecnologia 3D Full LED que confere às luzes traseiras o seu traço distintivo. Ainda no capítulo da iluminação, em estrada, a tecnologia usada oferece seis modos distintos.

Luxo à francesa

O interior é espaçoso e honra a “haute-couture” automóvel, especialmente nos detalhes. A expressão francesa emprega-se facilmente ao destacarmos materiais como Alcantara, couro e Nappa dos bancos ou as costuras em ponto de pérola a realçarem uma confeção bracelet que respeita a elegância e o requinte, não fosse o design interior inspirado em bairros parisienses.
Outro elemento a merecer atenção é o relógio B.R.M.. A fina arte da relojoaria é homenageada e não passa despercebida no tablier, personalizável. Existem dois monitores de 12 polegadas, um deles em destaque na consola central e até a iluminação das portas surge em várias cores sendo também costumizável.

Tecnologia à altura

Na vanguarda da tecnologia o DS7 Crossback esgrime uma série de argumentos para os adeptos do high-tech. A marca francesa garante que este seu exclusivo modelo abre já caminho para o futuro da condução autónoma, graças a uma série de tecnologias de auxílio à condução.
O DS Connected Pilot ajuda a manter o carro nas linhas delimitadoras da estrada assim como a distância em relação ao veículo que circula à frente. A condução é semi-autónoma implicando pelo menos uma mão no volante para estar activa.
O DS Night Vision é um outro sistema com câmara de infravermelhos que deteta peões ou animais no percurso passando a informação para o painel. Existe ainda uma outra câmara de infravermelhos, posicionada atrás do volante, que deteta os níveis de cansaço e de atenção do condutor, sistema denominado DS Driver Attention Monitoring.
De referir ainda o DS Active Scan Suspension que faz a leitura da estrada permitindo o ajuste automático das suspensões às condições do terreno.

Motores

A edição de lançamento limitada, a “La Premiére”, oferece apenas duas motorizações, as mais potentes. Trata-se dos blocos BlueHDi 180 e 225 CV acoplados à caixa automática de 8 velocidades. As restantes versões apresentam opções Pure Tech a gasolina com 130 cv de potência e caixa manual de 6 velocidades, dois BlueHDi a gasóleo (130-180 cv) e caixa automática apenas.
O DS7 Crossback vai também receber motorização híbrida, chamada E-Tense. Terá 300 Cv de potência combinada entre o motor térmico e os dois elétricos e tração às quatro rodas. A estreia desta versão high-tech está agendada para a primavera de 2019.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.