O Fiat 124 Spider foi galardoado com o prémio de Carro Gay Europeu de 2017, tendo levado a melhor numa votação levada a cabo entre 15 de novembro e 15 de dezembro pela Ledorga, comunicade de entusiastas e amantes de automóveis clássicos.

O roadster italiano foi o que recebeu mais votos por parte da comunidade da Ledorga, embora não tenham sido revelados quais os modelos a concurso ou quantos votos teve o Fiat na edição deste ano dos prémios para o Carro Gay Europeu de 2017.

De forma curiosa, o 124 Spider sucede ao modelo que lhe serve de base, o Mazda MX-5: Fiat e Mazda têm um acordo de desenvolvimento que permite à marca de Turim vender o 124 Spider como um modelo seu. Em 2015 havia sido o Ford Mustang, ao passo que em 2014 o vencedor havai sido o Citroën DS3 Cabrio.

A associação nota que apenas os modelos comercializados na Europa são tidos em conta e têm que ter iniciado a sua venda ao longo do ano imediatamente anterior (neste caso de 1 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016). Depois, todos os internautas são convidados a votarem no carro da sua preferência (um voto por pessoa). O resultado completo é depois anunciado a 15 de janeiro, sendo um prémio de voto popular e não de cariz técnico ou atribuído por jurados.