Ford espera guerra de preços nos elétricos em 2025

29/12/2024

A Ford está à espera de uma guerra de preços no mercado dos automóveis elétricos em 2025.

 

O diretor-geral da Ford Alemanha, Christian Weingärtner, afirmou em entrevista à Electrified, que que “todos os fabricantes vão pressionar para aumentar as suas vendas de veículos elétricos para tentar evitar multas na União Europeia. Receio que venhamos a assistir a uma guerra de preços forçada pela regulamentação”.

Weingärtner está convencido, por isso, que “2025 vai ser um ano muito emocionante”, mesmo que considere “complicada” a situação atual da mobilidade elétrica, nomeadamente na Alemanha.

Na entrevista, o diretor-geral da Ford Alemanha afirma que o rumo traçado pelos políticos não é consistente, o que coloca problemas acrescidos à indústria automóvel. O grupo vai cortar 4.000 postos de trabalho fundamentalmente na Alemanha, depois de as suas vendas terem sofrido uma queda significativa em 2024.

O caso da Alemanha é paradigmático. Diz Weingärtner: “investimos dois mil milhões na conversão da nossa fábrica de Colónia para que aí possam ser produzidos carros elétricos. Também o fizemos com a confiança de que o caminho seguido pela política em direção à mobilidade elétrica seria implementado de forma consistente. Mas não é o caso”.

Na entrevista ao Electrified, Christian Weingärtner explicita: “vou apenas dar o exemplo de ‘eliminação gradual do motor de combustão até 2035’, que agora está a ser questionada até certo ponto. Infelizmente, temos de dizer que, devido à incerteza, causada principalmente pela política, a procura por carros elétricos entrou em colapso, especialmente na Alemanha”.

Em dezembro de 2023, o governo alemão retirou completamente os apoios à compra de automóveis elétricos, que nos anos de 2021, 2022 e 2023 tinham registado um crescimento significativo.

Com o corte dos subsídios à compra, os números dos automóveis elétricos de 2024 voltaram ao nível de 2021. “Os clientes sentem-se desconfortáveis com a incerteza. Dizem para si próprios: dada esta situação, vou esperar antes de comprar e esperar por novos apoios”.

A Ford aposta nos modelos elétricos, por considerar que “a mobilidade elétrica é uma grande tecnologia”. A marca tem atualmente cinco modelos elétricos com os quais poderia satisfazer a procura

“Não teríamos qualquer problema em contribuir para que a Alemanha tenha 50% de carros elétricos. Mas a sociedade ainda não está preparada para comprar carros elétricos a este ponto, quer devido à falta de infraestruturas de carregamento, quer devido à falta de incentivos”, concluiu o diretor-geral da Ford Alemanha.