Com uma prestação comercial que consolidou o Grupo PSA como um dos mais fortes a nível nacional, o ano de 2016 foi também o de início da transformação da companhia francesa, quer a nível de fornecedor e operador de mobilidade, quer ao nível da ofensiva no setor do mercado após-venda. 

Empenhado no seu posicionamento como um grupo moderno e capaz de oferecer opções diferenciadas no capítulo da mobilidade aos seus clientes, o Grupo PSA – do qual fazem parte Peugeot, Citroën e DS – registou em 2016 um crescimento nacional de 18,2% com as suas três marcas, para um total de 41.621 unidades vendidas, de acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Mas a companhia liderada por Carlos Tavares pretende colocar-se também como uma das principais fornecedoras no capítulo das soluções de mobilidade, dispondo já no nosso país de um serviço que se afigura como uma reinterpretação das noções tradicionais de renting ou de aluguer. Por enquanto afetas à Peugeot e Citroën, o grupo criou duas soluções de mobilidade de fácil utilização que coloca à disposição de todos os clientes uma oferta transversal de veículos de passageiros e de comerciais ligeiros, acessíveis nas redes de cada marca num total de 139 pontos em Portugal.

As soluções de mobilidade Peugeot Rent e Citroën Rent&Smile, esta última numa alusão ao lema ‘Feel Good’ da marca, disponibilizam aos clientes diversos veículos consoante as necessidades do momento, assentando este serviço numa tarifa única de 19 euros por dia e por veículo, independentemente do modelo escolhido.

Outras soluções no âmbito da mobilidade alternativa e sustentada estão a ser pensadas para o mercado nacional.

Novas oportunidades

A ofensiva do grupo em Portugal estendeu-se, também à área do Após-venda e da transformação do esquema de distribuição de peças em solo nacional, para passar a ser representado por grandes operadores com um alcance logístico e comercial que abrange todo o território nacional e todos os canais existentes.

O objetivo das placas de distribuição multimarcas PSA é responder às necessidades de todos os tipos de clientes, independentemente da marca, do canal de distribuição (reparador autorizado ou independente) e às diferentes expectativas de prestação de serviço e de preço.

Para dotar este novo dispositivo em termos de produto, o Grupo PSA aumentou a oferta de peças de substituição, que passa a incluir uma gama de Peças de Origem PSA, uma nova gama de Peças Multimarca Eurorepar, de vocação transversal e com aproximadamente 9.000 referências e, partir de 2018, fará a entrada em Portugal no mercado de peças independentes Aftermarket.

Oficinas de proximidade

Por outro lado, atendendo à ‘fuga’ de clientes dos serviços de reparação oficial das marcas (num valor que se aproxima dos 76%), a PSA lançou em 2016 uma rede de manutenção e reparação multimarca, a Euro Repar Car Service.

Assumindo-se como uma rede de proximidade, conta já com 23 oficinas no território nacional e está particularmente bem posicionada para responder às necessidades de clientes pragmáticos, independentemente da marca e da idade do seu automóvel.

De acordo com o próprio grupo, trata-se de uma rede formada por profissionais que realizam operações de manutenção e reparação de veículos multimarca, seguindo as linhas propostas por cada construtor. Entre outros elementos, destaca-se por assentar na imagem construída de profissionalismo das oficinas aderentes, que se encontram na proximidade geográfica dos clientes, e por permitir a avaliação online das oficinas em total transparência para os clientes.