Foi uma presença de curta duração no mercado por parte do mais recente Honda Civic Type R. Lançado no final de 2015 acompanhando a nona geração do compacto familiar, o mais desportivo dos Civic prepara-se para sair de cena enquanto se aguarda pela introdução do novo Civic e da sua versão Type R, prometida para o final do ano.

No Reino Unido, a despedida do Civic Type R faz-se com uma série especial denominada Black Edition, a qual está limitada a apenas 100 unidades, fazendo com que se torne num item de colecionador.

Terminada está já a sua produção na fábrica britânica de Swindon, onde já está a ser produzida a décima geração do Civic, a qual dará origem ao novo desportivo, cuja revelação oficial está agendada para o próximo mês de setembro, no Salão de Frankfurt, prevendo-se o seu lançamento no mercado no final deste ano ou no início de 2018.

Sem diferenças técnicas (mantém-se o 2.0 Turbo de 310 CV), o que diferencia este Civic Type R dos demais é a sua decoração predominantemente preta, tanto no exterior como no interior, aqui demarcando-se pelo contraste com os apontamentos em vermelho, a mesma cor que surge nas paredes laterais do grande aileron traseiro.

O preço desta versão no mercado local é de 32.300 libras esterlinas.