A Hyundai revelou os primeiros detalhes e imagens do seu novo SUV compacto, o Kauai, que promete vir a ser um modelo capaz de mexer – e muito – com o segmento do momento a nível europeu. Primeiro que tudo, as imagens deste artigo mencionam o nome original do carro, que será Kona nos outros mercados, em homenagem a uma das regiões do Havai. Para Portugal, contudo, como já é sabido, a marca teve de alterar o nome para Kauai, também daquela região, para evitar confusões menos elegantes com a designação de calão do órgão sexual feminino.

Com isso fora do caminho, desde já, nota máxima para o arrojo estético da Hyundai, procurando criar um estilo muito próprio num segmento em que a irreverência parece ser mesmo ‘arma’ de grande importância – ainda ontem, a Citroën revelou o seu novo C3 Aircross, também ele envergando um estilo muito peculiar.

São as regras do jogo e a Hyundai parece querer jogá-lo com todos os trunfos, apresentando na dianteira um visual musculado com grupos óticos duplos (assemelhando-se curiosamente aos da Citroën), grelha hexagonal estilizada na parte inferior e uma pequena entrada de ar superior. Depois, há que contar ainda com as proteções inferiores que ligam para-choques e cavas das rodas, tanto à frente como atrás. A iluminação é LED nas duas extremidades, enquanto os faróis de nevoeiro estão situados em patamar baixo na dianteira. A plataforma é nova e será partilhada com o Kia Stonic, outro modelo que irá em breve ser revelado.

Tecnologicamente, a marca irá contar com o seu compêndio de sistemas de infoentretenimento, com conectividade a smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, além de ecrãs táteis de 5, 7 ou 8 polegadas. O carregador de smartphones por indução e o head-up display também fazem parte do equipamento do Kauai.

Na segurança, esperam-se os sistemas de travagem de emergência, assistente de manutenção na faixa, alerta de veículos no ângulo morto ou assistente de trânsito cruzado traseiro, de forma a manter os ocupantes em segurança.

Muita tecnologia

Com 4,165 mm de comprimento, 1,800 mm de largura e 1,550 mm de altura e 2.600 mm de distância entre eixos, o Kauai promete grande versatilidade interior, muito por ação do redesenho do interior e dos componentes do chassis, como é o caso das suspensões posteriores.

A gama de motores na Europa será liderada pelo motor 1.0 T-GDI de 120 CV com caixa manual e que permitirá ao Kauai acelerar dos 0 aos 100 km/h em 12 segundos, prosseguindo com o 1.6 T-GDI de 177 CV e 265 Nm de binário associado a uma caixa automática de sete velocidades. Para os gostos europeus, haverá ainda um motor turbodiesel de 1.6 litros e 120 CV.

O Kauai chegará ao mercado europeu na segunda metade deste ano. Quanto às fotos, se reconhecer alguma das ruas lá presentes não estranhe. As fotografias de apresentação foram mesmo captadas em Portugal, o que, embora revelador da importância do país para as marcas, é estranho dada a impossibilidade de usar o nome Kona.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.