O Ape E-City aproveita, assim, o empurrão dado pelo governo indiano através do programa FAME (Faster Adoption and Manufacturing of Hybrid and Electric Vehicles) que cria estímulos fiscais para a aquisição de veículos de duas e três rodas mais ecológicos e que poderá levar a que, no espaço de cinco anos, o mercado de EV na Índia aumente dez vezes.
Não confundir!
A palavra Ape aplicada neste universo das motos Piaggio é o termo em italiano (terra do construtor da Vespa) que significa abelha e não a palavra inglesa que se refere a macaco.
![]()
Uma das particularidades deste tuk-tuk elétrico é o facto das suas baterias serem removíveis.
O pack de baterias está montado no piso do modelo para melhorar a sua estabilidade, podendo ser trocado em estações de serviço em poucos minutos. O intuito é que os veículos permaneçam mais tempo em atividade, dada a sua importância na economia local.Esta estratégia de troca de baterias – em jeito de mala – será concretizada através de uma parceria com a empresa indiana Sun Mobility.
Na Índia, o veículo terá um preço alinhado com as outras versões baseadas em combustíveis fósseis, custando 197.000 Indian Rupee, o equivalente a 2500 euros.