Praticamente a meio ano do Salão de Genebra, tendencialmente observado como o maior certame automóvel do mundo, já há uma marca ‘desistente’, com a Ford a anunciar que não irá estar presente na cidade suíça.

Argumentando que a indústria automóvel está hoje cada vez mais distanciada do formato clássico dos salões automóveis, muitos construtores têm vindo a ‘saltar’ eventos de forma faseada: por exemplo, no recente Salão de Paris, no início de outubro, foram muitos os fabricantes a primarem pela ausência: Volkswagen, Opel, FCA (Fiat, Alfa Romeo, Jeep e Abarth), Mazda, Mitsubishi e a própria Ford não estiveram na capital francesa.

Em declarações à revista britânica Autocar, um porta-voz da Ford indicou que a marca também não deverá marcar presença no Salão de Genebra, indicando que não tem novos produtos para ‘destapar’ naquele evento. No entanto, assume ainda o mesmo responsável, esta ausência da Ford face ao Salão de Genebra não será uma tendência habitual, mas antes um reflexo do facto de não ter nenhuma novidade prevista para apresentar na Suíça em março de 2019.

“Analisamos todas as coisas que teremos em 2019 e temos muito a caminho. Mas, face à cadência dos nossos produtos, sentimos que o momento de Genebra não vai ao encontro das nossas expectativas”, é citado o responsável da Ford.

Em contrapartida, a marca vai reservar algumas dessas novidades para o Salão de Detroit e para o Festival de Goodwood, este último um evento que tem vindo a ganhar relevância na planificação de novidades das marcas automóveis, usualmente no que diz respeito à apresentação de desportivos. Com uma nova geração do Focus ST a caminho, essa pode ser uma oportunidade em cheio para a Ford.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.