Com um estilo peculiar e muito forte, a Lexus atravessa atualmente um momento extremamente positivo. Com um ano de 2016 em que se posicionou como a quarta melhor marca Premium a nível global, a marca de luxo da Toyota teve também uma prestação meritória na Europa e em Portugal. Aqui, o aumento de vendas foi de 10% em 2016, naquele que foi o seu melhor ano de sempre. Para o conseguir, duas letras desempenharam um papel fundamental – IS.

A berlina Premium da Lexus assume-se como o modelo mais vendido da marca em Portugal, sendo que mais de 30% dos registos da marca se fizeram com este carro. Assim, para manter a toada de crescimento, a construtora lança agora no nosso país o renovado IS, que apresenta algumas novidades ao nível estético e também a nível técnico para um melhor desempenho dinâmico.

Um dos objetivos dos responsáveis da marca é tornar os seus modelos diferentes, demarcando-se dos demais rivais de segmento. O IS em formato redesenhado não foge à regra e surge com atributos fortes, como a grelha trapezoidal típica da Lexus, os faróis com dois estilos (consoante o nível escolhido), as jantes de 17 e de 18 polegadas e os farolins traseiros também com novo desenho. Pequenas mudanças de circunstância que mantêm o IS como um dos modelos mais apelativos e, ao mesmo tempo, distintos do segmento. Inconfundível.

Por dentro, outras novidades, estas ao nível do cuidado com os materiais e na montagem, com a Lexus a fazer menção aos seus mestres-artesãos, os Takumi, que desempenham funções de minúcia na elaboração dos diferentes elementos do habitáculo. Na prática, o Lexus IS não muda em demasia no interior, mas surge com consola central com acabamentos melhorados (com a qualidade percebida reforçada), tablier com apontamentos distintos e um ecrã central com 10.3 polegadas. Nota dominante é a do requinte e conforto a bordo, notando-se ainda o bom trabalho feito na supressão das vibrações provenientes do compartimento do motor e do asfalto.

Dinâmica melhorada

Ponto em que a Lexus depositou maior esforço foi no da dinâmica. Isto porque a suspensão foi revista profundamente, tanto à frente como atrás. Na frente, ao braço inferior em alumínio forjado juntam-se as novas taragens de molas, os novos amortecedores e os novos casquilhos superiores, proporcionando assim um aumento da rigidez, ao passo que atrás a suspensão multilink e a barra estabilizadora foram também alteradas para maior aprumo no comportamento. Estável, confiável e confortável, o IS parece mais competente, mas a chuva intensa não ajudou a avaliar de melhor forma as mudanças no comportamento do renovado IS. Melhor está a precisão da direção, num capitulo que a Lexus também trabalhou para melhor dinâmica e feedback ao condutor.

Tudo pelo híbrido

A Lexus mantém a sua jogada certeira nos híbridos. Com sete modelos na sua gama, todos têm uma variante híbrida. No caso do IS, é uma aposta Full-Hybrid. Este sistema combina um motor a gasolina, de 2.5 litros, a funcionar em ciclo Atkinson, com um motor elétrico, bastante compacto, para desempenho suave, mas também com a capacidade para respostas rápidas graças ao binário pronto do motor elétrico.

O motor de quatro cilindros conta com o sistema variável inteligente das válvulas Dual VVT-i, com a tecnologia de injeção de combustível D-4S da Lexus e por um altamente eficiente sistema de recirculação dos gases de escape.

Suave em utilização normal, o IS 300h permite também prestações mais fortes quando necessário, sobretudo no modo Sport do comando rotativo situado na consola central. Daí que possa assumir-se como um desportivo requintado, graças aos seus 223 CV de potência e 221 Nm de binário, este último valor disponível às 4.200 rpm, mostrando assim a sua a característica típica destes motores de oferecer a sua máxima disponibilidade em regimes mais altos. A caixa CVT marca presença e contribui para suavidade de utilização. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 8,4 segundos e a velocidade máxima é de 200 km/h.

Sendo um híbrido, a marca aponta valores baixos de consumos (desde 4,3 l/100 km) e emissões (desde 99 g/km), reforçando o seu lado ambiental e baixos custos de utilização.

Desportivo tranquilo

A nova gama IS 300h inclui versões F Sport, oferecendo uma dimensão mais desportiva tanto no estilo como no desempenho. Em termos de design, as variantes F Sport optam pela grelha trapezoidal com acabamento cromado escuro e um exclusivo padrão em malha “F” tridimensional. A secção inferior da grelha também incorpora condutas de refrigeração funcionais para os travões que partilham a continuidade estilístico com os acabamentos laterais do carro e foram projetadas para contribuir para a aerodinâmica melhorada deste modelo. As jantes de liga leve, com raios múltiplos de 18 polegadas, são maiores e apresentam um novo design, fazendo parte do equipamento de série. No habitáculo, há detalhes como o volante F Sport de três raios, bancos dianteiros desportivos com apoio lateral reforçado, instrumentação ao estilo do modelo LFA, inserções em Alumínio e Naguri com efeito maquinado e um conjunto de pedais de alumínio. A direção com uma afinação especial garantem que o comportamento do carro corresponde à promessa deixada pelo seu visual enfático.

O novo modelo conta também com o sistema Lexus Safety System+, que permite equipar uma série de recursos avançados de tecnologia que podem ajudar a evitar acidentes e a reduzir as suas consequências. Tecnologias como o Monitor de Ângulo Morto (BSM) e o Alerta de Tráfego Transversal na Traseira (RCTA) transmitem uma série de avisos melhorados acerca de potenciais riscos que não foram vistos pelo condutor e os faróis LED geram um campo de iluminação mais longo e mais largo durante a condução noturna. Os oito airbags e o sistema ‘pop-up’ do capot para salvaguardar a integridade dos peões também surgem neste IS 300h.

Nota, ainda, para os sistemas de áudio: um de base da Pioneer com dez altifalantes e o outro, da Mark & Levinson, com 15 altifalantes.

O preço deste novo IS 300h inicia-se nos 43.700 euros para o nível Business de base e estende-se até aos 56.700 euros do F Sport+.

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