Lexus NX: “Em equipa que ganha…”

12/09/2017

De grande importância em termos globais, o Lexus NX surge em Frankfurt com uma importante renovação técnica e estética, colocando-o assim mais aprimorado neste segmento. Chega a Portugal no final do ano, com os preços similares aos da versão atual.

Lançado em 2014, o crossover nipónico rapidamente se estabeleceu como modelo-chave na gama Lexus, representando mais de 30% das vendas da marca na Europa desde o seu início de comercialização. Entre as suas características de destaque, o NX destaca-se pela possibilidade de escolha de motores full hybrid (gasolina/elétrico) e tração dianteira ou integral. Com um desempenho comercial que superou as expectativas da marca, o NX foi sujeito a algumas alterações estéticas e técnicas.

Em termos visuais, a grelha-assinatura fusiforme tem um novo visual, mais poderoso e mais alinhado com o outro modelo SUV da Lexus, o RX. O design apresenta uma série de barras horizontais que se estendem até o lábio inferior. O para-choques foi igualmente remodelado, dando lugar a uma forma geral elegante com aerodinâmica aprimorada, de acordo com a Lexus.

As unidades de faróis de LED têm uma nova disposição interna para acomodar o Sistema de Máximos Automático (AHS), parte do pacote Lexus Safety System + que passou a estar disponível para o NX a partir das versões Executive +. O visual é desportivo e faz eco do design da iluminação do novo coupé de luxo LC. Os indicadores sequencias de mudança de direção também são novos, tanto na dianteira como na traseira.

Na secção traseira, as mudanças na parte inferior do para-choques introduzem elementos da grelha fusiforme, ampliando a sensação de largura do carro e do seu baixo centro de gravidade. Os novos grupos óticos traseiros têm uma forma alongada com uma aplicação negra que destaca as lentes em forma de L. No full hybrid NX 300h foram adicionadas aplicações cromadas acetinadas maiores para realçar o motivo do fuso. Dois novos desenhos nas jantes de liga leve de 18 polegadas passam a estar disponíveis para as versões Luxury e F Sport, ambos com uma combinação impressionante de acabamentos maquinado brilhante e escuro metalizado.

Tecnicamente, as suspensões foram trabalhadas e existem ainda novas gestões eletrónicas.

Interior com mais qualidade

O interior do NX beneficia de um vasto conjunto de mudanças que projetam um caráter mais desportivo e uma “sensação geral ainda mais luxuosa”, segundo a Lexus. O foco foi ainda colocado na melhoria da facilidade de utilização, conveniência e conforto das caraterísticas do equipamento, respeitando o compromisso da Lexus com os princípios da hospitalidade Omotenashi.

A mudança mais prominente é no aumento do tamanho do ecrã multimedia central. No novo NX 300h, todas as versões contam com o sistema Lexus Premium Navigation, em que o ecrã aumentou de sete para 10,3 polegadas.

O painel de controlo da climatização na consola central está agora ergonomicamente mais eficiente com uma série de botões a serem substituídos por quatro comutadores fáceis de operar. O relógio analógico central foi ampliado, sendo mais fácil de ler e possuindo um controlo GPS que ajusta automaticamente a hora à medida que o veículo é conduzido através de diferentes fusos horários.

Na consola central, o NX possui um controlo tátil (Touch pad) de última geração, com um tamanho maior para uma utilização mais fácil. A zona de descanso para as mãos foi remodelada para proporcionar um melhor suporte para o pulso e a zona de carregamento sem fios é agora mais larga e comprida para poder acomodar telemóveis maiores. As entradas USB foram deslocadas para uma posição central e têm uma maior amperagem para mais rápido carregamento dos dispositivos. Em modelos equipados com um Head Up Display a unidade está agora integralmente inserida no painel de instrumentos, criando uma superfície lisa na parte superior do tablier.

Existem novas opções de cores para o NX, como os estofos e revestimentos em castanho, juntamente com os já conhecidos: Marfim, Preto e Rosa Velho e um novo Vermelho + Preto para os modelos NX F Sport.

Relevante é também a adição de um portão traseiro operado eletricamente com função de abertura e fecho “sem toque” – quando o utilizador se aproxima do veículo com a chave na sua posse bastar-lhe-á mover o pé debaixo do para-choques para o portão abrir assim que esse movimento é detetado por um sensor. O portão traseiro pode ser fechado através de uma ação similar. Um botão de reserva de bloqueio (situado ao lado da pega de manuseamento da bagageira) fecha automaticamente o veículo.

Tal como a restante gama, também o NX passa a dispor dos benefícios do Lexus Safety System +. Isso quer dizer que está agora equipado com uma série de funcionalidades de segurança ativa e de assistência ao condutor, incluindo um Sistema de Segurança Pré-colisão (PCS), Cruise Control Adaptativo (ACC), Sistema de Máximos Automático (AHS), Sistema de Alerta à Mudança da Faixa de Rodagem (LDA) e Reconhecimento dos Sinais de Trânsito (RSA). Está igualmente disponível um sistema Inteligente de Sensores de Estacionamento.

*Em Frankfurt

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.