A mudança de nome faz parte de um plano de revitalização da marca no mercado chinês. Assim, a partir do primeiro dia de 2025, a Lotus alterou o seu nome chinês de “路特斯” para “莲花跑车”.
Como se vê, existem diferenças nos carateres. A mudança é real, apesar de o nome continuar a ser Lotus.
Quando a marca Lotus entrou na China em 2011, a opção de nome recaiu sobre os caracteres chineses que correspondiam à pronúncia do nome inglês, uma vez que a marca comercial do nome chinês que lhe correspondia diretamente estava registada por uma empresa de peças.
Agora, a marca anunciou uma “vitória legal histórica” que lhe permite mudar o nome. Feng Qingfend, o CEO da Lotus Technology, disse em carta aos funcionários que, “como estamos a meio do Vision80, este é um marco importante no renascimento da nossa marca”.A alteração do nome agora anunciada já faz sentido. A marca passa a deixar de ser conhecida pelos carateres correspondentes à pronúncia do nome inglês para se passar a chamar Lotus, como a flor.
A estratégia Vision80 foi anunciada em 2018 e tem por objetivo a transformação numa marca global de tecnologia de luxo totalmente elétrica até 2028.
A Geely adquiriu a Lotus em 2017, detendo 51 por cento da marca nascida em 1948 na Inglaterra. A compra incluiu a Lotus Cars e a Lotus Engineering.
No final de agosto de 2021, a Lotus criou uma empresa na China, a Wuhan Lotus Technology, com um investimento da Nio Capital.
Na carta aos colaboradores, Feng Qingfend revelou que, em dezembro, a Lotus vendeu mais de 2.000 unidades em todo o mundo.