Italiano, ex-CEO da Seat, é o novo n.º1 do Grupo Renault, sucedendo a Clotilde Delbos, que ocupava interinamente o cargo, depois do “terremoto” Ghosn.

Luca de Meo é o novo diretor-geral (CEO) do Grupo Renault, assumindo funções a partir do dia 1 de julho de 2020. O anúncio oficial por parte do Conselho de Administração do consórcio francês vem confirmar rumores que davam como certa a nomeação do italiano para o cargo, substituindo Clotilde Delbos, que passa a ocupar a posição de diretora-geral adjunta.

Em comunicado, a Renault destacou “a carreira, experiência e sucesso em anteriores funções”, considerando que Luca De Meo “reúne todas as qualidades para contribuir para o desenvolvimento e transformação do Grupo Renault em todas as suas dimensões”.

Regresso às origens

Nascido em Itália, Luca de Meo, com 52 anos, regressa agora à marca onde iniciou a carreira há quase 20 anos. Formado em gestão de empresas na Universidade Comercial Luigi Bocconi de Milão, estreou-se profissionalmente na Renault antes de rumar aos quadros da divisão europeia da Toyota, chegando depois ao Grupo Fiat, ao leme das marcas Lancia, Fiat e Alfa Romeo. Em 2009, de Luca de Meo assume cargo de direção no Grupo Volkswagen, passou a integrar o Conselho de Administração e é em 2015 que é nomeado presidente do Conselho de Administração da Seat, com responsabilidade na Ducati e Lamborghini, funções que manteve até 2020.