Mazda3: 1, 2, 3, vou nascer outra vez!

12/03/2019

Com seis milhões de vendas em todo o Mundo, desde 2003, o Mazda3 procura renascer em 2019. A apresentação internacional do modelo foi em Sintra

Seis milhões! Podemos dar as voltas que quisermos, mas nada como os números redondos (à escala mundial) para compreender a relevância que o 3 tem para a Mazda desde o seu nascimento em 2003. A fórmula original continua intacta. A elegância também. O Motor 24 foi conhecer o novo 3 numa apresentação internacional realizada na Penha Longa, em Sintra, comprovando que o modelo nipónico mantém todos os predicados necessários para continuar a engordar um notável registo comercial – só na Europa conta já com um milhão de unidades vendidas.
A evolução da linguagem KODO passou por libertá-lo de tudo o que era supérfluo, procurando captar a serenidade e o conforto pleno a bordo. O condutor, de resto, continua a ser o protagonista do mundo interior da Mazda. Este é, de resto, o primeiro modelo a incorporar a visão estratégica da Mazda a longo prazo: a “Sustainable Zoom-Zoom 2030”. Uma abordagem onde as emissões de carbono pretendem ter um sentido distinto: “do produtor ao consumidor”, de modo a alcançar uma verdadeira sustentabilidade ambiental. Sem prejudicar o prazer de condução, um exercício nem sempre fácil. A estreia do motor a gasolina Skyactiv-X surge precisamente nesse sentido, mas já lá vamos. Centremo-nos um pouco mais na estética.

Duas formas de ser “3”
Vistos do exterior, o sedan e o hatchback têm personalidades muito próprias. Um e outro têm charme e elegância, sim, mas estéticas muito diferentes. Enquanto o primeiro tem um estilo mais refinado e sofisticado, o segundo apresenta um visual mais robusto e dinâmico. Um estilo desportivo que muito deve aos expressivos pilares “C” que garantem umas linhas traseiras ímpares. Para apurar o estilo, a Mazda eliminou as linhas mais retas e socorreu-se de painéis de carroçaria curvos. A cor escura metalizada e os contornos da assinatura em forma de asa, marcam uma clara distinção relativamente ao sedan.
No habitáculo, a Mazda privilegiou o “menos é mais”. Expressão da própria marca para descrever a evolução do design KODO. Todos os elementos, exceto o posto de condução, foram simplificados, precisamente para centrar as atenções nesta zona. A ligação entre o Mazda3 e o condutor foram ainda favorecidos com todos os instrumentos dispostos horizontalmente. De referir ainda o excelente trabalho efetuado ao nível a insonorização a bordo. Uma evidência comprovada no primeiro contacto com o modelo nas estradas em redor de Sintra.

Cinco portas por €26.408
Em Portugal, a carroçaria mais procurada continua a ser a de cinco portas. E essa já se encontra disponível com motorizações a gasolina de 122 cv e Diesel com 116 cv. Os níveis de equipamento são apenas dois: o Evolve, que conta com quatro pacotes de extras e o Excellence, que já os contempla de série. Os preços iniciam-se nos €26.408 da versão Evolve equipada com o motor a gasolina e nos €30.305 do Diesel com o mesmo nível de equipamento.
A menos apelativa carroçaria de três volumes e quatro portas chega apenas no Verão, em meados de junho.
Os preços desta proposta começam nos €26.442 da versão de acesso com motor a gasolina, subindo para €30.307 euros na opção pelo Diesel de 1,8 litros e 118 cv.

FICHA TÉCNICA

Mazda3 HB 2.0 SKYACTIV-G Evolve
Motor 4 cilindros em linha, transversal, dianteiro
Cilindrada (cc) 1.998
Potência máxima (cv/rpm) 122/6.000
Binário máximo (Nm/rpm) 213/4.000
Velocidade máxima (km/h) 202
0-100 km/h (s) 10,4
Consumo combinado (l/100 km) 6,0
Emissões de CO2 (g/km) 136
Preço €26.408

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.