Mercedes All Terrain: A levantar poeira ao som de música country

Rui Pelejão
Rui Pelejão
Editor-Executivo

O melhor remédio para a febre “Suvista” é uma grande carrinha familiar com uma estrela no capot e muita tecnologia para levantar poeiras em estradões do Alentejo. Conforto máximo para aventuras ao som de Johny Cash.

A febre dos SUV vai criar espaço para carrinhas com aptidões e estilo fora-de-estradista. A versão “All Terrain” da carrinha Mercedes Classe E é a proposta no catálogo da marca da estrela para todos aqueles que queiram um grande familiar, com pinta de aventureiro, mas que não se queiram confundir com o resto do maralhal “Suvista” que povoa as nossas estradas.

Obviamente que, neste caso, o direito à diferença tem um preço. Qualquer coisa como 68 650 euros, para a versão E 220d All Terrain 4Matic, que combina o novo motor Diesel de quatro cilindros com 194 Cv com uma transmissão integral e a caixa automática 9G- Tronic de nove velocidades. Além disso o pacote de conforto, equipamento e tecnologia está à altura das expectativas de quem compra uma carrinha de prestígio:

De série, a All-Terrain conta com o sistema Dynamic Select, com cinco diferentes modos de condução que atuam sobre motor, caixa, ESP e direção, que permitem ao condutor adaptar a resposta do carro ao seu estilo de condução ou ao tipo de piso em que circula. Para dar asas ao espírito aventureiro a Mercedes dota ainda esta carrinha da suspensão Air Body Control que no modo de condução “All Terrain” permite aumentar a distância ao solo em três níveis até aos 35 mm, dando assim para passar pequenos ribeirinhos ou obstáculos que possam aparecer numa escapadela num estradão rural. O diferencial ativo e o controlo de escorregamento são mais dois trunfos para uma resposta mais eficaz em fora de estrada. Mas, apesar das suas capacidades aventureiras, é em estrada, ou melhor, em auto-estrada, que o Mercedes E 220d All Terrain 4Matic mostra as suas enormes qualidades.

Conforto máximo para a aventura

O nível de conforto a bordo do Mercedes All Terrain é tão alto que não apetece largar o volante. Ideal para longas tiradas em autoestrada, esta carrinha “country chic” oferece uma impressionante estabilidade e um isolamento acústico a roçar a perfeição. A ergonomia dos bancos, as generosas cotas de habitabilidade, a versatilidade e capacidade de transporte de bagagens (640 litros) são trunfos para quem pretenda fazer longas viagens em família.

A suspensão pneumática permite galgar quilómetros como se estivessemos numa nuvem rápida e silenciosa. A resposta do motor não é deslumbrante especialmente em recuperações em subida, o que se percebe atendendo ao peso do conjunto, mas em contrapartida os consumos são moderados, não excedendo os 6,5 l/100 km em andamento claramente despreocupado. No que respeita a prestações, são sóbrias e adequadas: A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 8 segundos e a velocidade máxima é de 232 km/h,

Com estes predicados e uma imagem “country” conferida pelas grelhas e proteções inferirores em alumínio, com proteções em plástico das cavas das rodas, esta aventureira da Mercedes é uma exclente alternativa a qualquer SUV na sua escala de preço. Um modelo que vai agradar ao condutor e a todos os companheiros de aventura a escutarem um bom álbum de música country de Jonhy Cash enquanto a Mercedes devora quilómetros a levantar poeira e o nosso olhar a vasta paisagem da planície alentejana.

 

Ficha Técnica

Mercedes E 220d All Terrain 4Matic

Motor 4 cil. em linha, injeção direta, turbo, geometria variável, intercooler 1950 cc

Potência 194 cv/3800 rpm

Binário 400 Nm/1600-2800 rpm

Transmissão integral, caixa auto de 9 vel.

Peso 1920 kg

Mala 640l

Depósito 66l

Vel. Máx. 231 km/h

Aceleração 0 aos 100 km/h 8s

Consumo médio 5,2 l/100 km

Emissões CO2 137 g/km

Preço 68 650 euros

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.