A família Classe E da Mercedes-Benz apresta-se a ficar completa com a chegada da nova variante descapotável Cabrio, que recorre às mesmas mais-valias dos outros modelos da gama, mas com um estilo muito bem conseguido e requinte a céu aberto.

Com o novo Classe E Cabrio, a marca preenche um espaço importante na sua gama, dando seguimento ao legado iniciado pelo 300 CE-24 de 1992, primeiro representante da linha descapotável do Classe E, historicamente a mais representativa da Mercedes-Benz.

Tal como há 25 anos, quando o cabrio estreou sistemas tão relevantes como as barras de segurança anti-capotamento, também o novo Classe E Cabrio apresenta tecnologias de destaque, mas já conhecidas, como a Airscarf de aquecimento do pescoço e o Aircap que eleva um pequeno spoiler no cimo do para-brisas para criar um ‘casulo’ no habitáculo. Também o couro que reveste muitos dos elementos do interior apresenta um tratamento para refletir a luz solar, evitando o aquecimento excessivo em contacto com o corpo.

Outra das funcionalidades interessantes está na utilização das escovas limpa para-brisas Magic Vision Control, em que as hastes das escovas emitem os jatos para limpeza dos vidros, mas apenas no sentido descendente para evitar que a água invada o habitáculo. Proteção contra a água, mas não contra a água da chuva que, nos Alpes, pode cair de um momento para o outro. Caso a chuva comece a cair de surpresa, a capota acústica de lona leva apenas 20 segundos a fechar (ou a abrir…) num processo que pode ser efetuado até aos 50 km/h. A marca garante que esta lona torna o interior mais confortável e silencioso.

Em comparação com o anterior Classe E Cabrio, o novo modelo apresenta um aumento de 123 mm no comprimento, mais 74 mm de largura e 113 mm na distância entre eixos, o que tem reflexos no aumento da habitabilidade traseira, com lotação conveniente para quatro passageiros.

O rebatimento dos bancos traseiros efetua-se em proporção 50:50, enquanto no interior destacam-se ainda as novas saídas da ventilação em forma de turbina (em silvershadow) e as novas cores para o interior Azul Yate e Vermelho Tiziano. Como opcional, este modelo pode contar com o sistema de duplo ecrã com dois módulos de 12.3 polegadas (31,2 cm) em sentido horizontal (para a instrumentação e infoentretenimento), com resolução de 1.920×720 pixéis. Tem personalização em três versões ‘Classic’, ‘Sport’ e ‘Progressive’ para se adequar ao gosto de cada condutor. O modelo básico conta com dois relógios redondos e um ecrã de 7″ de alta definição na instrumentação e com um ecrã central de 8.4″ na consola central. Naturalmente, os sistemas de assistência estreados na berlina, como é o caso dos de condução semiautónoma, também marcam presença.

A iluminação volta a recorrer aos faróis LED High Performance, havendo como alternativa os faróis Multibeam LED de alta definição com 84 LED de alta intensidade, cada um ajustável independentemente.

O equipamento de série conta com o sistema Agility Control, com altura ao solo rebaixada em 15 mm em relação à berlina. Como opção está disponível a suspensão Dynamic Body Control, também de altura rebaixada e com amortecimento variável, que permite ao condutor regular parâmetros de condução graças ao sistema Dynamic Select com três níveis de personalização: ‘Comfort’, ‘Sport’ e ‘Sport+’. A suspensão Air Body Control, também opcional, regula a rigidez da suspensão em três níveis através de três câmaras de volumes diferentes no eixo traseiro e de duas no eixo dianteiro, aliando conforto e desportividade. Em combinação com o Air Body Control, o condutor pode recorrer ao Dynamic Select com diferentes modos de condução: ‘Comfort’, ‘ECO’, ‘Sport’, ‘Sport +’ e ‘Individual’. Sendo um cabrio, a carroçaria conta com reforços estruturais vários, como por exemplo com o reforço da carroçaria na secção dianteira e no piso. A carga da bagageira varia entre os 310 litros com a capota aberta ou 385 litros com a capota posta.

No lançamento, o novo Classe E Cabrio contará com cinco motores, entre gasolina e Diesel, que podem combinar-se, pela primeira vez, com a tração integral 4Matic e com a caixa automática de nove velocidades 9G-Tronic (única opção). Destaque para o motor Diesel de quatro cilindros de 2.0 litros com 194 CV (400 Nm) e que apresenta uma média de consumos de apenas 4,3 l/100 km e emissões de 113 g/km de CO2

Outra opção Diesel é a E 350d 4Matic que recorre a um motor V6 de 3.0 litros com 258 CV e 620 Nm de binário máximo, para um consumo médio de 6,5 l/100 km e 170 g/km de CO2. A gasolina, menos procuradas, estarão as versões E 200 de 184 CV e 300 Nm de binário, E 300 de 245 CV e 370 Nm de binário e, no topo de gama a variante E 400 4Matic de 333 CV e 480 Nm de binário máximo.

O novo Classe E Cabrio chega ao mercado nacional em outubro, com preços a partir dos 69.600€ do E 220 d Cabrio, cerca de mais 7.000€ mais do que as correspondentes versões Coupe. O E200 Cabrio tem um preço de 69.650€, ao passo que o E 350 d 4Matic Cabrio tem um custo de 87.850€ e o E400 4Matic Cabrio chega aos 90.950€.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.