Dia de estreias da Mercedes-Benz em Detroit, com a marca alemã a revelar neste evento a renovada gama GLA.

Uma das principais alterações neste SUV compacto está na dianteira, que passa a ter uma grelha distinta, para-choques redesenhado e faróis retocados, ao passo que na traseira também os farolins foram modificados. As cavas das rodas com contorno em preto oferecem um visual mais radical condizente com o posicionamento SUV.

No âmbito das alterações, a Mercedes-Benz melhorou alguns dos aspetos interiores, sobretudo em termos de revestimentos e de equipamentos, como é o caso do sistema de câmaras para uma visão 360 graus de forma a oferecer uma visão completa da envolvência. As imagens são reveladas no ecrã de 8.0 polegadas. Couro artificial é também disponível para o pacote Exclusive, juntamente com apontamentos em alumínio e em madeira. Para os que apreciam maior desportividade, o revestimento em fibra de carbono é outra opção.

Além do pacote Night opcional, que disponibiliza um visual mais agressivo, como por exemplo, com as jantes de 18” e para-choques desportivos, entre outros aspetos. Novidade é também o conjunto de faróis em LED de Alta Performance, desenvolvidos para o novo modelo e que se traduzem em maior eficiência e maior luminosidade graças a nova aplicação de cabos de fibra ótica no seu conjunto. A suspensão pode beneficiar de um aumento de altura ao solo na ordem dos 30 mm graças a um conjunto opcional de amortecimento.

Em termos técnicos, as mudanças são ligeiras, havendo a notar a introdução de um novo modelo, o GLA 220 4Matic, com motor a gasolina de 184 CV e 300 Nm de binário, juntando-se assim aos GLA 180, GLA 200, GLA 250, GLA 250 4Matic e o mais desportivo AMG GLA 45 4Matic, este último com motor de 2.0 litros capaz de debitar 381 CV de potência e 475 Nm de binário. Graças a esse, a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 4,4 segundos.

Quanto aos fundamentais Diesel, a gama terá variantes GLA 180 d, GLA 200 d, GLA 200 d 4Matic, GLA 220 d e GLA 220 d 4Matic, com potências a começarem nos 109 CV para o 180 d.

O novo GLA chegará a Portugal em março, com preços sensivelmente semelhantes aos do atual modelo, sendo que, na Alemanha, o preço de entrada do GLA 180 é de 28.940 euros.