A divisão de comerciais da Mercedes-Benz anunciou o investimento numa companhia dedicada a pequenos robôs autónomos de distribuição, a Starship Technologies.

Procurando investir em novos segmentos de mobilidade e de tecnologia que reforcem as suas capacidades, a companhia germânica, ao abrigo da divisão Mercedes-Benz Vans tornou-se na principal investidora desta start-up tecnológica com um investimento de 16.5 milhões de euros.

Ambas as empresas já haviam lançado um conceito de ‘nave-mãe’ em setembro de 2016, através do qual mostravam as vantagens de um transporte integrado de mercadorias com entregas depois feitas por um robô autónomo. Na ocasião, uma Mercedes-Benz Sprinter serviu de protótipo para o transporte de oito robôs que poderão vir a melhorar a eficiência naquele que é denominado o ‘último quilómetro’, muitas vezes de complicado acesso por restrições de trânsito ou de estacionamento.

“O robô apenas consegue fazer curtas distâncias pela sua própria energia e até agora tem sido obrigado a retornar ao armazém após cada entrega para ser recarregado. Por um lado, a introdução da carrinha como um ponto móvel amplia o raio operacional dos robôs e, por outro, torna supérfluos os esforços de construção dispendiosos de grandes armazéns e a sua operação. Ao mesmo tempo, tornamos o processo de entrega mais eficiente para o consumidor final”, refere Volker Mornhinweg, diretor da Mercedes-Benz Vans.

Os testes iniciais desta parceria entre carrinha e robôs vão decorrer na Europa, mais para o final do ano, pela mão da Starship Technologies com outros parceiros, estando previsto o seu desenvolvimento também pela utilização com um ou mais parceiros de entregas e de logística.