Produzido na década de 70, este Z432R era uma versão especificamente preparada para a competição e é agora um dos mais caros automóveis japoneses vendidos em leilão: 800.000 dólares!
A probabilidade de um automóvel a leilão ser notícia na semana em que o Mustang de Steve McQueen em “Bullitt” foi o mais caro de sempre era muito reduzida. Mas, num evento realizado pela BH Auction, em Tóquio, um raríssimo Nissan Fairlady Z432R de 1970 também se destacou pelos números espetaculares…
Vendido por 800.000 doláres (cerca 718 mil euros), esta versão desportiva popular modelo japonês aparece descrita pelos especialistas da Road & Track como sendo “provavelmente o mais raro e desejável exemplar” da gama. De acordo com fonte da BH Auction, no início da década de 70, a Nissan produziu 420 unidades do Z432, mas versões R, com especificações próprias para competição, foram construídas entre 30 e 50.
Sob o capot, estava versão “apimentada” do motor de seis cilindros em linha com 2 litros da primeira geração do Skyline GT-R, com quatro válvulas, três carburadores Weber e duplo comando de válvulas, a debitar 160 cv. E o tratamento ‘racing’ incluía a adoção de painéis de carroçaria mais finos em 0,2 mm, um depósito de combustível maior, com 100 litros de capacidade e no capot em fibra de vidro, para redução do peso do conjunto em cerca de 100 kg.