O novo Audi A8 foi finalmente revelado no Audi Summit de Barcelona, propondo uma panóplia de tecnologia que mostra como serão as berlinas de luxo no futuro imediato. Preparando-se para rivalizar com as propostas de topo das marcas rivais, como a BMW e a Mercedes-Benz, o mais recente A8 destaca-se também por incluir tecnologias de condução autónoma de nova geração.

A Audi apresenta-o como o seu modelo mais tecnológico alguma vez produzido, fazendo-se valer de argumentos como o sistema elétrico de 48 Volt para aumentar a eficiência desta berlina topo de gama.

Luxos de nova geração

Com um interior repleto de funcionalidades evolucionárias, diferenciando-se claramente da linguagem que a marca de Ingolstadt tem utilizado nos seus mais recentes modelos, o novo A8 conta com um design mais simples em que o ecrã tátil de 10.1” surge em plano de evidência na consola central, sendo secundado por um outro ecrã dedicado aos sistemas de climatização, este com 8.6” de dimensão. O sistema de infoentretenimento de nova geração MIB recorre a um processador avançado ‘quad-core’ da Nvidia, com a Audi a apontar uma rapidez 50 vezes superior à da anterior geração.

Outra das suas mais-valias passa pela melhoria do espaço disponível para os ocupantes, com a Audi a trabalhar bastante na elaboração de um habitáculo amplo e com bastante requinte, algo que as linhas cravadas por Marc Lichte também tentam alcançar a partir de fora.

No caso da versão com maior distância entre eixos, existe mesmo a possibilidade de transformar o lugar da esquerda numa poltrona de “relaxamento” com direito a uma série de comodidades como aquecimento dos bancos e massagem para os pés.

Quanto a dimensões exteriores, o novo A8 é 37 mm mais comprido do que o anterior modelo. No caso da versão normal, tem um comprimento de 5.172 mm, largura de 1.945 mm e altura de 1.473 mm. Já a versão mais longa (em 130 mm) tem um comprimento de 5.302 mm e uma altura de 1.488 mm.

Com uma série de novidades tecnológicas, são as funcionalidades de condução autónoma que a Audi muito destaca neste modelo, apregoando que se trata do primeiro carro no mercado com nível 3 de autonomia (dos cinco estabelecidos). Ao abrigo desse sistema, denominado Traffic Jam Pilot, o A8 consegue ligar-se, acelerar, virar e travar em qualquer autoestrada em velocidades até aos 60 km/h (desde que exista uma barreira física a separar as faixas de rodagem). Esta tecnologia opcional é uma das 41 apresentadas com o novo A8, baseando-se numa série de elementos como câmaras, radares e sensores de ultrassons, além de um leitor por laser que é uma estreia no mercado, de acordo com a Audi. O sistema de estacionamento remoto, já visto noutras marcas rivais como o BMW Série 7 ou o Mercedes-Benz Classe E também estará presente no novo Audi A8.

Um dos atributos que destacam o novo A8 é o sistema elétrico de 48 Volt que permite à marca apostar numa série de novos sistemas, como a suspensão totalmente ativa, em que um pequeno motor integrado em cada roda permite gerir de forma precisa as imperfeições da estrada. O sistema é composto pelo tal motor, mas no seu interior existe uma barra de torção em titânio e uma alavanca que consegue, em resultado, impelir uma força de até 1.100 Nm em cada roda. Graças a uma câmera montada no para-brisas, a estrada é analisada 18 vezes por segundo, conseguindo o sistema adaptar e gerir as cargas em cada roda de forma individual. Os dois eixos direcionais são também uma possibilidade de equipamento.

Além disso, graças a este sistema micro-híbrido – mesmo não sendo um híbrido na verdadeira aceção da palavra – é possível contar com a opção de ‘roda-livre’ (ou à ‘vela’), start-stop melhorado e mais longo e recuperação de energia cinética decorrente dos períodos de desaceleração ou travagem. A poupança é de 0,7 l/100 km, de acordo com a Audi.

Quanto a motores, a Audi contará com duas unidades V6 turbo (no início de vendas), uma Diesel (TDI) e outra a gasolina (TFSI), a primeira com 286 CV e a segundo com 340 CV. Além disso, nota ainda para dois motores V8 turbo (numa fase posterior), na forma do 4.0 TDI com 435 CV e um 4.0 TFSI com 460 CV, além de um topo de gama W12 com 585 CV de potência. Todas as versões contam com uma forma de eletrificação associadas no formato do sistema de 48 V acima referido.

Haverá ainda uma versão A8 L e-tron quattro com sistema híbrido de 449 CV de potência total (unindo um motor V6 de 3.0 litros com uma unidade elétrica) e cerca de 50 quilómetros de autonomia elétrica. Contará com carregamento por indução de 3.6 kW (sistema Audi Wireless Charging) para a bateria de iões de lítio de 14.4 kWh situada na zona da bagageira. Alternativamente, pode ser carregada a partir de uma tomada comum com potências de 3.6 kWh ou de 7.2 kWh.

Todos os motores, com exceção do 3.0 TFSI e do 4.0 TFSI têm suportes de motor que absorvem as vibrações, numa medida tomada para tornar as viagens mais requintadas. Disponível estará ainda a segunda geração da caixa de oito velocidades tiptronic com processo de reativação trabalhado para junção ao sistema de ‘roda-livre’. Desta forma, pretende-se melhorar a eficiência geral.

A chegada ao mercado deste novo modelo está prevista para o final do ano.

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