A Audi apresenta-o como o seu modelo mais tecnológico alguma vez produzido, fazendo-se valer de argumentos como o sistema elétrico de 48 Volt para aumentar a eficiência desta berlina topo de gama.
Luxos de nova geração
Com um interior repleto de funcionalidades evolucionárias, diferenciando-se claramente da linguagem que a marca de Ingolstadt tem utilizado nos seus mais recentes modelos, o novo A8 conta com um design mais simples em que o ecrã tátil de 10.1” surge em plano de evidência na consola central, sendo secundado por um outro ecrã dedicado aos sistemas de climatização, este com 8.6” de dimensão. O sistema de infoentretenimento de nova geração MIB recorre a um processador avançado ‘quad-core’ da Nvidia, com a Audi a apontar uma rapidez 50 vezes superior à da anterior geração.
Outra das suas mais-valias passa pela melhoria do espaço disponível para os ocupantes, com a Audi a trabalhar bastante na elaboração de um habitáculo amplo e com bastante requinte, algo que as linhas cravadas por Marc Lichte também tentam alcançar a partir de fora.
No caso da versão com maior distância entre eixos, existe mesmo a possibilidade de transformar o lugar da esquerda numa poltrona de “relaxamento” com direito a uma série de comodidades como aquecimento dos bancos e massagem para os pés.Quanto a dimensões exteriores, o novo A8 é 37 mm mais comprido do que o anterior modelo. No caso da versão normal, tem um comprimento de 5.172 mm, largura de 1.945 mm e altura de 1.473 mm. Já a versão mais longa (em 130 mm) tem um comprimento de 5.302 mm e uma altura de 1.488 mm.
Com uma série de novidades tecnológicas, são as funcionalidades de condução autónoma que a Audi muito destaca neste modelo, apregoando que se trata do primeiro carro no mercado com nível 3 de autonomia (dos cinco estabelecidos). Ao abrigo desse sistema, denominado Traffic Jam Pilot, o A8 consegue ligar-se, acelerar, virar e travar em qualquer autoestrada em velocidades até aos 60 km/h (desde que exista uma barreira física a separar as faixas de rodagem). Esta tecnologia opcional é uma das 41 apresentadas com o novo A8, baseando-se numa série de elementos como câmaras, radares e sensores de ultrassons, além de um leitor por laser que é uma estreia no mercado, de acordo com a Audi. O sistema de estacionamento remoto, já visto noutras marcas rivais como o BMW Série 7 ou o Mercedes-Benz Classe E também estará presente no novo Audi A8.
Um dos atributos que destacam o novo A8 é o sistema elétrico de 48 Volt que permite à marca apostar numa série de novos sistemas, como a suspensão totalmente ativa, em que um pequeno motor integrado em cada roda permite gerir de forma precisa as imperfeições da estrada. O sistema é composto pelo tal motor, mas no seu interior existe uma barra de torção em titânio e uma alavanca que consegue, em resultado, impelir uma força de até 1.100 Nm em cada roda. Graças a uma câmera montada no para-brisas, a estrada é analisada 18 vezes por segundo, conseguindo o sistema adaptar e gerir as cargas em cada roda de forma individual. Os dois eixos direcionais são também uma possibilidade de equipamento.
Além disso, graças a este sistema micro-híbrido – mesmo não sendo um híbrido na verdadeira aceção da palavra – é possível contar com a opção de ‘roda-livre’ (ou à ‘vela’), start-stop melhorado e mais longo e recuperação de energia cinética decorrente dos períodos de desaceleração ou travagem. A poupança é de 0,7 l/100 km, de acordo com a Audi.
Haverá ainda uma versão A8 L e-tron quattro com sistema híbrido de 449 CV de potência total (unindo um motor V6 de 3.0 litros com uma unidade elétrica) e cerca de 50 quilómetros de autonomia elétrica. Contará com carregamento por indução de 3.6 kW (sistema Audi Wireless Charging) para a bateria de iões de lítio de 14.4 kWh situada na zona da bagageira. Alternativamente, pode ser carregada a partir de uma tomada comum com potências de 3.6 kWh ou de 7.2 kWh.
Todos os motores, com exceção do 3.0 TFSI e do 4.0 TFSI têm suportes de motor que absorvem as vibrações, numa medida tomada para tornar as viagens mais requintadas. Disponível estará ainda a segunda geração da caixa de oito velocidades tiptronic com processo de reativação trabalhado para junção ao sistema de ‘roda-livre’. Desta forma, pretende-se melhorar a eficiência geral.
A chegada ao mercado deste novo modelo está prevista para o final do ano.
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