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Novo Audi A6: A essência Premium está mais desportiva

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Na oitava geração, o Audi A6 renova-se por completo, promovendo uma revisão completa do visual, agora mais robusto, mas também da vertente tecnológica, com a marca alemã a dar mais um passo em frente no sentido da digitalização por completo.

Na chegada ao mercado nacional, em novembro, a Audi procura colocar a versão berlina em foco, tendo por objetivo ajudar a reduzir o desequilíbrio de vendas dessa carroçaria em relação à carrinha Avant, que tem sido, historicamente, o modelo mais procurado na gama. Em 2017, por exemplo, a carrinha valeu 80% das vendas contra os 20% da berlina, algo que os responsáveis da marca em Portugal querem agora alterar, até porque, reconhecem, no caso das marcas rivais o desequilíbrio não é assim tão grande.

Por isso, a aposta recai ligeiramente para o lado da berlina, mesmo sabendo que a versão Avant deverá reunir muito do agrado dos compradores desta gama Premium. Em todo o caso, admitem, o potencial de crescimento da limousine é importante para ajudar a consolidar as vendas da Audi em Portugal.

Teoria da agressividade

Tradicionalmente, os Audi não costumam dar grandes passos em frente no capítulo estético, muitas vezes aprimorando traços entre gerações. Contudo, no caso da A6 Avant – que foi o modelo com que pudemos efetuar um primeiro contacto em estrada – há uma estética mais agressiva que procura dar uma outra presença a este modelo, abandonando o lado conservador que tantas vezes foi criticado a anteriores gerações. Visual “mais agressivo e progressivo” é, pois, a descrição oferecida pela Audi para este modelo que pretende ser mais dinâmico e envolvente.

Esse foi aliás um dos quatro vetores de desenvolvimento da nova geração A6, o do design desportivo, sendo os outros o da digitalização (com comandos interiores táteis em todo o lado e conectividade avançada), conforto (tanto de rolamento como de sonoridade) e da condução mais desportiva (com chassis evoluído).

A plataforma utilizada para este modelo é a MLB Evo, o se traduz em maior eficiência de componentes com motor em posição sempre longitudinal. No entanto, na conceção deste novo chassis, procurou-se aumentar a sua vertente dinâmica, com um incremento de 10% na rigidez torsional e de 30% na rigidez lateral. Na prática, concede-lhe maior equilíbrio e estabilidade em curva, algo que a tração integral quattro ultra também ajuda, assim como o eixo traseiro direcional. Esta última solução não só aumenta a agilidade em percursos sinuosos, como também garante uma melhore manobrabilidade em espaços mais apertados ou nos estacionamentos.

No eixo traseiro, um atuador mecânico vira as rodas até cinco graus. A baixa velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o seu diâmetro de viragem até 1,1 metros. A partir dos 60 km/h, as rodas traseiras viram na mesma direção que as rodas dianteiras, otimizando a estabilidade.

O novo Audi A6 passa a dispor de medidas de jantes de maior dimensão permitida – até 21 polegadas e pneus 255/35 – o que lhe melhora o conforto e o ruído de rolamento, com a marca a garantir que foi feito um amplo trabalho no capítulo da insonorização. Os travões, com pinças fixas em alumínio, são montados no eixo dianteiro. A Audi coloca à disposição, ainda, uma escolha de quatro variantes para a suspensão: a convencional com molas de aço, a desportiva, a com controlo de amortecimento e a pneumática adaptativa.

Diesel como aposta inicial

Quanto a motores, o lançamento em novembro faz-se com uma aposta na tecnologia Diesel, que é aquela que, na primeira fase, irá compor a gama A6. Posteriormente, está prevista a chegada de motores a gasolina, numa estratégia que prevê o aumento das vendas dessas motorizações, mas os responsáveis da marca acreditam que os motores turbodiesel no lançamento permitem ir ao encontro dos interesses dos clientes.

Assim, há dois TDI à escolha: um 2.0 de quatro cilindros e um 3.0 V6, com potências de 204 CV e 286 CV e um binário máximo de 400 Nm (40 TDI) e de 620 Nm (50 TDI), respetivamente. A tração é dianteira na versão 40 TDI e integral quattro no 50 TDI. Este bloco V6 TDI está acoplado a uma caixa tiptronic de oito velocidades e o 2.0 TDI é proposto com uma caixa S tronic de sete velocidades, de dupla embraiagem. A tração quattro, de série no motor V6, inclui um diferencial central autoblocante.

A tração quattro disponível como opção na versão 40 TDI tem a designação ultra por ser constituída por uma embraiagem multidiscos, que gere a distribuição da potência entre os eixos e pode, inclusivamente, desligar o eixo traseiro quando não há grandes solicitações do condutor. Nestas fases, o A6 funciona apenas com tração no eixo dianteiro.

No A6 Limousine 40 TDI, a aceleração dos 0-100 km/h é de 8,1 segundos com uma velocidade máxima de 246 km/h, enquanto no 50 TDI a aceleração cumpre-se em 5,5 segundos, para velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). O consumo médio é de 4,3 l/100 km (40 TDI) e de 5,1 l/100 km (50 TDI) e as emissões de CO2 de 117 e 146 g/km, respetivamente.

Por sua vez, no A6 Avant 40 TDI, a aceleração dos 0-100 km/h é de 8,3 segundos com velocidade máxima de 241 km/h e de 5,7 segundos e 250 km/h no caso do 50 TDI. O consumo médio é de 4,5 l/100 km (40 TDI) e de 5,7 l/100 km (50 TDI) e as emissões de CO2 de 124 e 151g/km, respetivamente.

Numa fase posterior, a oferta será alargada ao motor V6 TFSI a gasolina, que debita 340 CV com binário máximo de 500 Nm (55 TFSI) e ao bloco Diesel de 3.0 litros, numa variante com 231 CV e 500 Nm (45 TDI). Em março de 2019, há ainda um novo modelo, o S6 BiTDI de 354 CV que estreia uma denominação desportiva associada a motorização Diesel.

O sistema Audi drive select permite variar a assistência da direção, o diferencial traseiro desportivo, o controlo do amortecimento e a suspensão pneumática adaptativa consoante os modos de condução disponíveis: Efficiency, Comfort e Dynamic.

Eficácia mild-hybrid

Presente nesta nova geração está ainda a tecnologia Audi mild hybrid (MHEV), para maior eficiência. De acordo com os dados fornecidos pela marca dos quatro anéis, em condições reais de condução, a tecnologia MHEV reduz o consumo de combustível até 0,7 l/100 km. Com os motores V6, é aplicado um sistema elétrico primário de 48 V, enquanto que no 2.0 TDI é um sistema elétrico de 12 V. Em ambos os casos, o alternador (BAS) funciona em conjunto com uma bateria de iões de lítio. O Audi A6 pode desligar por completo o motor quando está ativa a função “roda livre”, entre os 55 e os 160 km/h. O sistema start-stop funciona entre 7 e 22 km/h. O motor é reiniciado de forma preventiva assim que o veículo à frente do Audi A6 iniciar o andamento.

Interior tecnológico

Ambas as carroçarias medem 4939 mm de comprimento, havendo um aumento de 7 mm no comprimento da berlina e de 12 mm na carrinha, com aerodinâmica aprimorada para melhoria da eficiência. No interior, onde se dedicou grande importância ao aumento das dimensões para os ocupantes (por exemplo, atrás, ganhou-se 21 mm no comprimento para as pernas), o grande destaque vai para a elevada componente tecnológica, com o Audi virtual cockpit opcional, além de combinação de ecrãs na consola central: o superior pode ser escolhido em duas medidas – de 8.8” de série ou 10.1” opcional – enquanto o inferior tem 8.1 polegadas. Registe-se ainda o novo teto de abrir com 55% mais de área conferindo assim maior luminosidade ao habitáculo. Na bagageira, 530 e 560 litros de capacidade para o A6 Limo e Avant, respetivamente.

Disponível com duas linhas de equipamento (Sport e Design), que variam entre o âmbito mais desportivo e o mais requintado, o A6 terá como equipamento de série a bagageira de acionamento elétrico (na Avant), jantes de 17”, bancos elétricos com memória ou os faróis LED (há tecnologia Matrix LED HD em opção). Na segurança, são 39 os sistemas de assistência à condução assentes numa panóplia de sensores, radares e câmaras, com destaque para o cruise control adaptativo que reconhece estreitamento das vias ou faixas a amarelo e o sistema de auxílio do engate de reboque com assistente de direção.

Os preços iniciam-se nos 62.990€ para a Avant (40 TDI), com a Limousine a custar menos 2600€ (60.390€).