O novo Tesla Model Y já começou a ser montado na gigafábrica de Gruenheide, perto de Berlim, na Alemanha, foi oficialmente confirmado.
“A partir de hoje, estamos a começar a fabricar os primeiros veículos”, disse um porta-voz da empresa à Associação Alemã de Imprensa a 14 de janeiro.
Anunciado oficialmente para o mercado Ásia-Pacífico no dia 10 de janeiro, o novo Model Y começa a ser produzido na Europa apenas quatro dias depois. Esta é a primeira grande atualização que o modelo sofre desde que foi lançado em 2020.
Com alterações significativas nas zonas frontal e traseira da carroçaria, o novo Model Y (que tinha o nome de código Juniper) acrescenta bancos ventilados, um ecrã de infoentretenimento no banco traseiro, uma suspensão mais suave e monitores de ângulo morto junto aos espelhos retrovisores laterais. Tem também jantes mais macias, pneus mais silenciosos e uma suspensão mais suave, de acordo com a marca.
O fabricante norte-americano espera que o novo Model Y impulsione a sua presença na Europa, onde a Tesla viu diminuir as vendas. As vendas europeias do Model Y caíram 48% nos primeiros 11 meses, para 181 781 unidades, de acordo com o investigador de mercado Dataforce.
Os preços do novo Model Y para a Europa ainda não são conhecidos e no site da Tesla para Portugal ainda não existe qualquer informação sobre o modelo atualizado. O modelo antigo está à venda em Portugal com preços de entrada que variam entre os 44.900 euros e os 57.990 euros, consoante a versão.
Na China, onde a Tesla já abriu as encomendas, o Model Y atualizado é vendido a um preço 5,4% superior à versão anterior, de acordo com a Reuters.
O novo Model Y já é construído nas gigafábricas da Tesla em Xangai e Berlim, começando numa segunda fase a sair das linhas de montagem de Fremont e Austin, nos Estados Unidos.
“O facelift deve resolver o problema de que o Model Y era cada vez mais percebido como um produto envelhecido”, disse Patrick Hummel, analista do UBS. Ainda assim, para os concorrentes do segmento, o facelift do Model Y não será visto como um “game changer”, afirmou.
A Tesla entregou 1.79 milhões de veículos globalmente em 2024, quase 20,000 a menos do que em 2023.