Apresentado a 10 de janeiro, o novo Model Y já pode ser encomendado no site da Tesla em Portugal. Disponível apenas na edição de lançamento, o novo SUV da marca norte-americana chega na versão Launch Series Long Range, tração integral.
O preço é bastante superior ao Model Y da geração interior. O novo modelo pode ser encomendado a partir dos 60.990 euros, enquanto o anterior está à venda a partir dos 44.990 euros.
O novo Model Y Launch Series, Long Range, conta com tração integral e uma autonomia de até 568 quilómetros. Com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos, o SUV entrega uma velocidade máxima é de 201 km/h.
Nos Superchargers da Tesla, a bateria carrega a energia necessária para fazer 266 quilómetros em apenas 15 minutos. O novo Model Y tem um consumo de energia oficial de 15.3 kWh/100km.Do para-choques dianteiro à luz traseira, o exterior foi totalmente redesenhado para conseguir a máxima eficiência. As fundições da carroçaria foram redesenhadas, tendo as peças sido reduzidas de 70 para uma, com a consequente diminuição das folgas.
A Tesla atualizou também a suspensão, jantes e pneus, anunciando uma condução será mais suave e silenciosa.
A barra de luzes dianteira introduz um novo visual e é compatível com os faróis adaptativos. A barra de luzes traseira cobre o veículo, sendo uma única lâmpada transversal e a primeira do seu género integrada no painel da carroçaria com reflexão indireta.
O novo Model Y está agora equipado com 8 câmaras, mais uma do que na geração anterior. A nova câmara está situada no painel dianteiro, proporcionando uma visão alargada das imediações no ecrã central e está equipada com um sistema de lavagem e aquecimento integrado para evitar o embaciamento e permitir descongelamento em condições climatéricas frias.
A conjugação dos materiais de segunda geração permite que o ruído da estrada seja reduzido em 22%, o ruído de impacto em 20% e o ruído do vento em 20%, além de refletir mais 26% de energia solar.
O volante tem agora interruptores personalizáveis e a sinalização de mudança de direção é agora feita num novo manípulo e não em botões no volante, o que demonstra que a Tesla ouviu as críticas ao anterior sistema. A ergonomia do volante também foi melhorada.
Os bancos dianteiros foram redesenhados, proporcionando maior conforto, são aquecidos e ventilados. Os bancos da segunda fila ganharam rebatimento elétrico bidirecional e aquecimento. A consola central foi redesenhada e inclui agora portas deslizantes.
O novo Model Y conta com mais 2 altifalantes do que a geração anterior, tendo um total 15 altifalantes e 1 subwoofer.
Para já, apenas está disponível para encomenda a versão Launch Series Long Range, tração integral, do novo Model Y.