Com estilo quase revolucionário, sobretudo na parte traseira, onde uma faixa preta une os dois farolins, o novo T-Cross assume uma linha criativa mais jovial e irreverente. Como a própria marca indica, este novo SUV é mais irreverente, mais conectado e mais funcional, dispondo ainda de elevada componente de personalização, hoje tão em voga, sobretudo num segmento em que se procura cativar pela diferenciação.
Na dianteira, a grelha integra-se de forma natural com os faróis, para um aspeto mais agressivo e robusto, conforme revelou Klaus Bischoff, diretor de design da marca Volkswagen, na apresentação que decorreu na cidade de Amesterdão, que destacou ainda a robustez conferida por elementos de desenho como as duas reentrâncias no capot (uma em cada lado) ou a linha de carácter ‘cravada’ na lateral e que percorre o T-Cross da frente à traseira.
No interior, também há uma tónica jovial, com destaque para o ecrã central tátil e para o painel de instrumentos digital. O volante nas versões de equipamento mais recheado é igualmente uma novidade para a Volkswagen. No que diz respeito à conectividade, aliás, este Volkswagen poderá dispor de até quatro portas USB e carregamento sem fios de smartphones, podendo ter igualmente entrada e ignição ‘keyless’ (opcional) como comodidade adicional. O sistema de som da Beats com uma potência total de 300 watt (composto por um amplificador de oito canais e um subwoofer na bagageira) é outro dos elementos opcionais propostos para o novo T-Cross.
Espaço variável: banco deslizável dá versatilidade
De resto, existe uma sensação de familiaridade com o resto da família Volkswagen, sobretudo com o Polo, com o qual partilha, aliás, a plataforma MQB A0. Tem, no entanto, mais 54 mm do que esse e uma posição de condução 10 cm mais elevada, como seria de esperar. Atrás, os bancos podem deslizar 14 cm longitudinalmente, o que faz variar a carga permitida na bagageira entre os 385 e os 455 litros. Com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros (60:40) pode chegar aos 1281 litros.Porém, o T-Cross é compacto. Para maior exatidão, são 12 cm a menos do que o T-ROC, medindo 4,11 m de comprimento e 1,56 m de altura, contando ainda com uma distância entre eixos de 2,56 m.
Tudo turbo
No plano dos motores, terá unicamente unidades turbo de injeção direta, com as opções a gasolina a começarem com o 1.0 TSI de 95 e de 115 CV, prosseguindo com o 1.5 TSI de 150 CV com desativação de cilindros para melhor eficácia. A versão de 95 CV está associada a uma caixa de cinco velocidades, ao passo que a de 115 CV tem caixa manual de seis velocidades ou com uma automática de dupla embraiagem DSG de sete velocidades. A versão de 150 CV tem unicamente como opção a caixa DSG de sete velocidades.
No caso dos Diesel, no lançamento, a opção única recai na versão 1.6 TDI de 95 CV, esperando-se a chegada mais tarde de uma variante de 115 CV. As escolhas de caixa variam entre a manual de cinco velocidades ou automática de sete velocidades DSG.
1.0 TSI 95 CV | 1.0 TSI 115 CV | 1.5 TSI 150 CV DSG | 1.6 TDI 95 CV (DSG) | |
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Potência | 95 CV às 5500 rpm | 115 CV às 5500 rpm | 150 CV/5000-6000 rpm | 95 CV/3250-4000 rpm |
Binário | 175 Nm/2000-3500 rpm | 200 Nm/2000-3500 Nm | 250 Nm/1500-3500 rpm | 250 Nm/1750 rpm |
Acel. 0-100 km/h | 11,5 seg. | 9,9 seg. | 7,8 seg. | 12 seg. (12,4 seg) |
Velocidade máx. | 180 km/h | 193 km/h | 220 km/h | 181 km/h (180 km/h) |
Do equipamento de série fazem parte o sistema Radio Composition Color com ecrã de 6.5 polegadas, vidros elétricos à frente e atrás, luzes traseira em LED, limitador de velocidade, assistente de saída do estacionamento, aviso de saída da faixa de rodagem e Front Assist. No capítulo da segurança, o T-Cross recorre a um leque bastante completo de sistemas de assistência à condução, como o já referido Front Assist, que dispõe de travagem autónoma de emergência ou o assistente de saída de faixa Lane Assist. Os opcionais incluem o sistema de deteção de fadiga, o cruise control adaptativo e o sistema de estacionamento assistido.
As jantes de liga leve de 16 polegadas são de série, embora possa montar jantes de 17 e de 18 polegadas em alguns pacotes de personalização. O mesmo se aplica ao exterior, que terá diversos itens personalizáveis ao gosto do condutor, com 12 cores exteriores à disposição, que podem ser combinadas com jantes coloridas e ambientes interiores condizentes.
Para quem quer fazer do seu T-Cross um modelo verdadeiramente único, a marca apresenta pacotes de desenho para os níveis de equipamento superiores que afetam o exterior e o interior (por exemplo, correspondendo apontamentos no tablier e bancos com a cor exterior ou colocando jantes específicas). O toque desportivo é conferido pelo pacote R Line, que acrescenta bancos com revestimento ‘Carbon Flag’, jantes de 17″ cinzentas metalizado e para-choques específicos.
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