Publicidade Continue a leitura a seguir

T-Cross: Estilo e substância para o Volkswagen da nova geração

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com muita pompa e circunstância, a Volkswagen apresentou o novo elemento da família T respeitante aos SUV, o T-Cross, modelo de dimensões compactas que chega a Portugal em abril de 2019 e que promete ser fundamental para o crescimento da marca alemã a nível mundial.

Com estilo quase revolucionário, sobretudo na parte traseira, onde uma faixa preta une os dois farolins, o novo T-Cross assume uma linha criativa mais jovial e irreverente. Como a própria marca indica, este novo SUV é mais irreverente, mais conectado e mais funcional, dispondo ainda de elevada componente de personalização, hoje tão em voga, sobretudo num segmento em que se procura cativar pela diferenciação.

Na dianteira, a grelha integra-se de forma natural com os faróis, para um aspeto mais agressivo e robusto, conforme revelou Klaus Bischoff, diretor de design da marca Volkswagen, na apresentação que decorreu na cidade de Amesterdão, que destacou ainda a robustez conferida por elementos de desenho como as duas reentrâncias no capot (uma em cada lado) ou a linha de carácter ‘cravada’ na lateral e que percorre o T-Cross da frente à traseira.

No interior, também há uma tónica jovial, com destaque para o ecrã central tátil e para o painel de instrumentos digital. O volante nas versões de equipamento mais recheado é igualmente uma novidade para a Volkswagen. No que diz respeito à conectividade, aliás, este Volkswagen poderá dispor de até quatro portas USB e carregamento sem fios de smartphones, podendo ter igualmente entrada e ignição ‘keyless’ (opcional) como comodidade adicional. O sistema de som da Beats com uma potência total de 300 watt (composto por um amplificador de oito canais e um subwoofer na bagageira) é outro dos elementos opcionais propostos para o novo T-Cross.

Espaço variável: banco deslizável dá versatilidade

De resto, existe uma sensação de familiaridade com o resto da família Volkswagen, sobretudo com o Polo, com o qual partilha, aliás, a plataforma MQB A0. Tem, no entanto, mais 54 mm do que esse e uma posição de condução 10 cm mais elevada, como seria de esperar. Atrás, os bancos podem deslizar 14 cm longitudinalmente, o que faz variar a carga permitida na bagageira entre os 385 e os 455 litros. Com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros (60:40) pode chegar aos 1281 litros.

Porém, o T-Cross é compacto. Para maior exatidão, são 12 cm a menos do que o T-ROC, medindo 4,11 m de comprimento e 1,56 m de altura, contando ainda com uma distância entre eixos de 2,56 m.

A apresentação mundial do novo T-Cross decorreu na cosmopolita cidade de Amesterdão

Tudo turbo

No plano dos motores, terá unicamente unidades turbo de injeção direta, com as opções a gasolina a começarem com o 1.0 TSI de 95 e de 115 CV, prosseguindo com o 1.5 TSI de 150 CV com desativação de cilindros para melhor eficácia. A versão de 95 CV está associada a uma caixa de cinco velocidades, ao passo que a de 115 CV tem caixa manual de seis velocidades ou com uma automática de dupla embraiagem DSG de sete velocidades. A versão de 150 CV tem unicamente como opção a caixa DSG de sete velocidades.

No caso dos Diesel, no lançamento, a opção única recai na versão 1.6 TDI de 95 CV, esperando-se a chegada mais tarde de uma variante de 115 CV. As escolhas de caixa variam entre a manual de cinco velocidades ou automática de sete velocidades DSG.

 1.0 TSI 95 CV1.0 TSI 115 CV1.5 TSI 150 CV DSG1.6 TDI 95 CV (DSG)
Potência95 CV às 5500 rpm115 CV às 5500 rpm150 CV/5000-6000 rpm95 CV/3250-4000 rpm
Binário175 Nm/2000-3500 rpm200 Nm/2000-3500 Nm250 Nm/1500-3500 rpm250 Nm/1750 rpm
Acel. 0-100 km/h11,5 seg.9,9 seg.7,8 seg.12 seg. (12,4 seg)
Velocidade máx.180 km/h193 km/h220 km/h181 km/h (180 km/h)

Equipamento

Do equipamento de série fazem parte o sistema Radio Composition Color com ecrã de 6.5 polegadas, vidros elétricos à frente e atrás, luzes traseira em LED, limitador de velocidade, assistente de saída do estacionamento, aviso de saída da faixa de rodagem e Front Assist. No capítulo da segurança, o T-Cross recorre a um leque bastante completo de sistemas de assistência à condução, como o já referido Front Assist, que dispõe de travagem autónoma de emergência ou o assistente de saída de faixa Lane Assist. Os opcionais incluem o sistema de deteção de fadiga, o cruise control adaptativo e o sistema de estacionamento assistido.

As jantes de liga leve de 16 polegadas são de série, embora possa montar jantes de 17 e de 18 polegadas em alguns pacotes de personalização. O mesmo se aplica ao exterior, que terá diversos itens personalizáveis ao gosto do condutor, com 12 cores exteriores à disposição, que podem ser combinadas com jantes coloridas e ambientes interiores condizentes.

Para quem quer fazer do seu T-Cross um modelo verdadeiramente único, a marca apresenta pacotes de desenho para os níveis de equipamento superiores que afetam o exterior e o interior (por exemplo, correspondendo apontamentos no tablier e bancos com a cor exterior ou colocando jantes específicas). O toque desportivo é conferido pelo pacote R Line, que acrescenta bancos com revestimento ‘Carbon Flag’, jantes de 17″ cinzentas metalizado e para-choques específicos.

Tal como o Polo, o novo T-Cross será produzido na fábrica espanhola da Volkswagen em Navarra.