Antes que a bola comece a rolar na final da Liga dos Campeões, agendada para amanhã, a Nissan aproveitou o seu papel de patrocinadora oficial daquela competição e revelou num evento exclusivo as primeiras imagens deste seu SUV renovado, que se situa no topo da gama crossover da marca nipónica.

O novo X-Trail estreia uma série de atualizações que melhoram ainda mais a sua qualidade e requinte. Entre elas contam-se um habitáculo de maior qualidade com novas funcionalidades e tecnologias que tornam a vida na estrada mais segura e confortável.

As atualizações da frente do X-Trail incluem uma grelha em V mais ampla, com um novo design do para-choques, que aproveita melhor a cor da carroçaria e inclui um novo acabamento brilhante em preto. Os conjuntos de faróis revistos apresentam uma nova e mais contemporânea versão dos característicos faróis diurnos em “boomerang” do X-Trail. Por outro lado, passa a existir uma maior diferenciação do design entre as unidades de halógeno e as de LED integrais, que incorporam pela primeira vez o Sistema de Iluminação Dianteira Adaptativo (AFS). Os faróis de nevoeiro em ambos os casos são agora retangulares em vez de circulares.

Na traseira, o para-choques foi redesenhado para possuir um aspeto mais robusto, com novos detalhes cromados. Os conjuntos óticos também foram atualizados e passam a ser integralmente de LED. Para maior funcionalidade, o X-Trail passa a contar com um sistema mãos-livres de abertura da porta da bagageira elétrica. Existem ainda novas opções de design das jantes de 17 e 18 polegadas e um friso lateral cromado na base das duas portas no topo de gama da versão Tekna.

Exteriormente, nota ainda para as quatro novas cores de exterior – Orange Pearl, Red Pearl, Blue Pearl Metallic e Dark Brown Pearl – além das seis cores que se mantêm do modelo anterior.

Interior muito melhorado

As evoluções no interior também são significativas e incluem um novo volante em D, o que significa uma entrada e saída mais fáceis do condutor, além de comandos mais simples para o condutor e possibilidade de aquecimento.

Novos materiais foram utilizados no habitáculo, incluindo nos bancos agora de pele de maior qualidade. Os bancos aquecidos traseiros estão disponíveis pela primeira vez (os dianteiros já dispunham desta funcionalidade na geração atual).

Refletindo as exigências por uma opção áudio superior, a versão Tekna está agora equipada de série com um sistema áudio totalmente novo de oito colunas BOSE Premium, naquele que é, de acordo com a marca, o sistema de som mais completo jamais oferecido pela Nissan num automóvel na Europa.

Novas cores, novas jantes e renovação estética ligeira para o Nissan X-Trail

O rádio digital DAB de série também é uma estreia e o ecrã tátil de navegação por satélite NissanConnect introduz uma nova interface inteligente, similar a um smartphone, para maior facilidade de utilização. Um detalhe adicional é a nova antena de tejadilho do tipo barbatana de tubarão, para uma receção melhorada e um acabamento mais contemporâneo.

Sendo vendido em Portugal apenas na configuração de sete lugares, o X-Trail oferece também soluções de arrumação inteligente e funcionalidades práticas, como a capacidade de deslizar/reclinar a segunda fila de bancos. Graças ao “layout” interior revisto, a bagageira do novo X-Trail é agora mais ampla, com capacidade (VDA) de 550 litros a 565 litros na versão de cinco lugares. O espaço total com todos os bancos rebatidos é de 1.996 litros.

Tecnologicamente, o novo Nissan X-Trail estará disponível com o sistema de condução autónoma ProPILOT em 2018. A tecnologia ProPILOT controla a direção, aceleração e travagem numa única via em autoestradas, durante congestionamentos de tráfego ou a alta velocidade. Outros sistemas de assistência incluem os de Anti-colisão Inteligente com Reconhecimento de Peões e Alerta Tráfego Traseiro.

A gama de três motores do X-Trail mantém-se, incluindo o 2.0 litros de 177 CV a gasóleo lançado recentemente. Existem assim, escolhas a gasolina ou gasóleo de alta ou baixa potência, transmissões de seis velocidades manuais ou automática CVT XTronic, associáveis a sistemas 2WD ou 4WD.

A gasóleo, a gama compreende três versões de 1.6 litros de 130 CV (6MT 2WD, 6MT 4WD e CVT 2WD) e três unidades do 2.0 com 177 CV (6MT 4WD, CVT 2WD e CVT 4WD). Além disso, existe uma unidade 1.6 a gasolina de 163 CV com caixa manual e tração 2WD.

Motor

1.6 130CV gasóleo

1.6 130CV gasóleo

1.6 130CV gasóleo

2.0 177CV gasóleo

2.0 177CV gasóleo

2.0 177CV gasóleo

1.6 163CV gasolina

Transmissão

6MT (2WD)

6MT (4WD)

CVT (2WD)

6MT (4WD)

CVT (2WD)

CVT (4WD)

6MT (2WD)

CO2 (g/km)

129

139

135

149

148

158

145

Cons. Comb. (l/100 km)

4,9

5,3

5,1

5,6

5,6

6

6,2

Todos os dados de desempenho são com jantes de 17 polegadas

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.