Prego a fundo: Toyota Yaris GRMN para os Latvalas do dia-a-dia

07/03/2017

Poderá parecer estranho que a Toyota surja em Genebra com um desportivo compacto de ambições extremas numa época em que tanto aposta nos híbridos, mas esta é também uma forma de a marca capitalizar com a sua experiência nos grandes palcos da competição automóvel. Mas com uma particularidade: a diversão é para os condutores do dia-a-dia.

Este é um modelo especial para a Toyota. Trata-se de um desportivo inspirado e influenciado pelo regresso da Toyota ao Campeonato do Mundo de Ralis FIA (WRC) em 2017 com a Toyota Gazoo Racing (se ainda não sabe o que é, pode ler o nosso artigo) e o Yaris WRC após um hiato de 17 anos desta competição.

A influência do desporto automóvel está patente em caraterísticas específicas das prestações que transmitem as qualidades especiais deste carro, tanto no seu estilo exterior como no seu interior centrado no condutor. Ostenta, por outro lado, um acabamento de pintura único – branco com detalhes em vermelho e negro sobre o capot e soleiras, replicando a roupagem do carro de ralis puro-sangue.

A Toyota convocou as suas equipas europeias para projetar o Yaris GRMN e desenvolver o motor e o interior, enquanto a responsabilidade pelo chassis e sistema de travagem ficou a cargo do Japão. A produção será feita pela fábrica da Toyota em Valenciennes, França.

Plenos poderes

O Yaris GRMN surge com motor equipado com compressor, uma unidade com 1.8 litros e mais de 210 cv, enviados para as rodas dianteiras através de uma transmissão manual de seis velocidades, com a marca a prometer os “melhores tempos na sua classe tanto na aceleração de 0 a 100 km/h como na retoma de velocidade de 80 a 120 km/h em quarta”.

Para garantir que toda a potência do motor é convertida numa experiência de condução realmente gratificante, o Yaris GRMN tem um chassis reforçado com ligações adicionais, incluindo uma barra extra entre as torres de suspensão dianteiras.

Beneficia de uma suspensão afinada na sequência de testes intensivos no circuito Nordschleife de Nürburgring com o significativo contributo das atividades da equipa Toyota Gazoo envolvida no desporto automóvel, além de um diferencial autoblocante Torsen para melhorar a tração e o comportamento. A utilização de molas mais curtas permite que o carro fique mais perto do solo, estando as mesmas associadas a amortecedores específicos, desenvolvidos com a Sachs, e a um diâmetro maior da barra estabilizadora dianteira.

O carro está igualmente equipado com travões de elevadas prestações e altamente eficazes, com grandes discos ventilados e pinças frontais de quatro pastilhas.

As credenciais de prestações desportivas do Yaris GRMN são bem evidenciadas pelo seu estilo. Disponível exclusivamente com carroçaria de três portas, equipa jantes em liga leve BBS de raios múltiplos e 17 polegadas e está dotado de um específico spoiler traseiro negro em forma de asa. As alterações contemplaram também um design próprio para os para-choques dianteiro e traseiro, um difusor traseiro e um diferenciado tubo de escape central.

O habitáculo é mais uma expressão do foco colocado nas prestações neste Yaris GRMN, com bancos desportivos dianteiros, concebidos especificamente para este modelo pela Toyota Boshoku e volante de pequeno diâmetro, envolto em couro – partilhado com o GT86 – que incorpora uma marca de linha central para ajudar o condutor a posicionar o carro de forma mais precisa. Há também um conjunto de pedais desportivos em alumínio e um redesenhado quadro de instrumentos que refletem o caráter desportivo especial deste modelo. A sua produção será limitada, esperando-se a sua chegada ao mercado apenas no final do ano.

*Enviado especial ao Salão de Genebra

 

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