O Renault Espace vai receber um motor 1.8 Energy de 225 CV, o mesmo que será estreado no novo Alpine A110 e, muito previsivelmente, no futuro Mégane R.S., nestes dois últimos casos com potências superiores àquela que é utilizada no crossover Espace.

No caso do Alpine, este motor debita 252 CV, mas no Espace a sua potência foi ligeiramente ‘normalizada’ para os 225 CV, enquanto o binário se situa nos 300 Nm a partir das 1.750 rpm. Desenvolvido pela Renault Sport, esta unidade Energy TCe 225 surge associada a uma caixa automática de 7 velocidades (EDC), assumindo o lugar do anterior TCe 200 que sai de cena.

Apesar dos 225 CV de potência, a marca aponta valores de consumos e de emissões comedidos, como são os 6,8 l/100 km e 152 gramas de CO2/km, em ambos os casos de acordo com o ciclo NEDC.

O escalonamento da caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades tem um escalonamento curto para favorecer as prestações, de acordo com a Renault, permitindo-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos. Para o aumento das prestações e redução dos consumos, os engenheiros da Renault Sport dedicaram muito do seu esforço à adoção de novas tecnologias, como a bomba de óleo de cilindrada variável (menos consumidora de energia para a mesma capacidade de lubrificação), admissão de ar de geometria variável (que otimiza o rendimento da combustão pelo controlo do efeito do swirl (turbilhão) no cilindro), superfície dos pistões com tratamento DLC (Diamond Like Carbon) e ‘Bore Spray Coating’ (revestimento dos cilindros para reduzir as vibrações) e uma melhoria na capacidade de gestão térmica de forma a incrementar a subida da temperatura das câmaras de combustão e limitar o desperdício de energia.

Outras tecnologias destinadas a melhorar os desempenhos fazem parte de toda a panóplia que equipa o motor Energy TCe 225 EDC, como a válvula de descarga elétrica do turbo (electric wastegate), que incrementa a reatividade deste último e o injetor de oito orifícios, que assegura um maior débito de combustível e otimiza a repartição na câmara de combustão. A pressão de injeção é de 200 bars.

O motor Energy TCe 225 será comercializado em Portugal a partir de setembro, nos níveis de equipamento Zen e Initiale Paris e com preços a partir de 46.330 €.

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